A wiki-pedagogia no Jornalismo:
o caso do Projeto Wikipédia da Faculdade Cásper Líbero
Abstract
A wiki-pedagogia diz respeito à utilização em sala de aula de plataformas tecnológicas que estimulam a
colaboração e a participação social de estudantes. Trata-se, portanto, de aproveitar os avanços
tecnológicos para fomentar experiências mais profundas de apropriação de conhecimento em contextos
educacionais. Neste artigo, apresentam-se a orientação geral da wiki-pedagogia e o relato detalhado e
problematizador de uma iniciativa pedagógica norteada pelos princípios dessa pedagogia, desenvolvida
em 2014, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O Projeto Wikipédia da Cásper Líbero culminou com
a redação de 156 verbetes na Wikipédia de mortos e desaparecidos na ditadura civil-militar brasileira,
entre outras contribuições às plataformas tecnológicas colaborativas.
Published
How to Cite
Issue
Section
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).