Arquitetura curricular circular

Experiência no curso de graduação em jornalismo do Centro Universitário UnirG

Autores

  • Alessandra Gomes Duarte Lima
  • Américo Ricardo Moreira de Almeida
  • Paulo Roberto Albuquerque de Lima
  • Catarina Taham Carvelo Muniz

Palavras-chave:

Complexidade, Curso de Jornalismo, Currículo Escolar

Resumo

O presente trabalho relata a experiência vivenciada no Curso de Graduação em Jornalismo do Centro Universitário UnirG, de Gurupi-Tocantins, que, frente à nova dinâmica imposta pelo mercado com os desafios de manutenção e de viabilidade do Curso, implantou a arquitetura curricular circular, cujo projeto pedagógico foge aos padrões convencionais, pois proporciona que acadêmicos ingressantes e veteranos cumpram as disciplinas desta arquitetura reunidos numa mesma sala de aula, possibilitando assim um aprendizado trans e interdisciplinar, por meio de práticas pedagógicas como a aprendizagem baseada em problemas e metodologias ativas. A proposta está baseada principalmente no pensamento de Edgar Morin, que se opõe à separação dos saberes diante de uma sociedade complexa.

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Duarte Lima, A. G., Almeida, A. R. M. de, Lima, P. R. A. de, & Muniz, C. T. C. (2019). Arquitetura curricular circular: Experiência no curso de graduação em jornalismo do Centro Universitário UnirG. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(25), 99-114. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/351

Edição

Seção

Relato de Experiência