Jornal laboratório multiplataforma como objeto de pesquisa para o desenvolvimento de didática e processo de produção jornalística

Autores

  • Zanei Barcellos Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.419

Palavras-chave:

Jornalismo multiplataforma. Ensino. Produção. Smartphone

Resumo

Esta comunicação científica apresenta alguns resultados de uma pesquisa em desenvolvimento há três anos, cujo objeto é um veículo jornalístico digital. A pesquisa tem duas vertentes principais: a didático-pedagógica busca procedimentos para a formação de jornalistas em era de mutações tecnológicas intensas e incertezas; e a outra que experimenta formatações de veículos, administração conjunta de plataformas e produção de matérias para públicos diversos, espalhados pelo ciberespaço, onde a notícia desejada deverá encontrá-lo nos horários e aparelhos ideais, movida pela inteligência artificial. A pesquisa está centralizada na disciplina Campus Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), que criou coletivamente, nos moldes de Paulo Freire, o jornal laboratório digital Campus Multiplataforma.

Referências

BARCELLOS, Zanei. ET AL. Jornalismo das coisas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40. Curitiba, 2017. Anais. São Paulo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Multidisciplinares da Camunicação, s.d. s. p. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0342-1.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

BARCELLOS, Zanei.; GONZATTO, Rodrigo.; BOZZA, Gabriel. Jornalismo em segunda tela: webjornal produzido com dispositivos móveis em redação virtual. Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo, v. 3, n. 2, 15, dez. 2014. Disponível em: <http://www.surlejournalisme.kinghost.net/rev/index.php/slj/article/view/185>. Acesso em: 28, fev. 2020.

BARCELLOS, Zanei.; LUDUVICE, Vivien. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2017. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/cyiy88xlf6edhv2/%C2%A0%C2%A0PROJETO%20FINAL.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.

BARCELLOS, Z.; FONSECA, Pollyana. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2018. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/tqptfs0gikr26g6/PROJETOCAMPUS20181SFINAL%20-%20c%C3%B3pia.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.

BARCELLOS, Z.; RODRIGUES, Eder. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2018. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/s0o0fl0n8y9zhsi/PROJETOCAMPUS2018-2semestre.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.

GALLOWAY, Scott. O quarto: Apple, Amazon, Facebook e Google – os segredos dos gigantes da tecnologia. São Paulo: HSM, 2017.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Publicado

2021-03-21

Como Citar

Barcellos, Z. (2021). Jornal laboratório multiplataforma como objeto de pesquisa para o desenvolvimento de didática e processo de produção jornalística . Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(27), 103-118. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.419

Edição

Seção

Relato de Experiência