Jornal laboratório multiplataforma como objeto de pesquisa para o desenvolvimento de didática e processo de produção jornalística
DOI :
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.419Mots-clés :
Jornalismo multiplataforma. Ensino. Produção. SmartphoneRésumé
Esta comunicação científica apresenta alguns resultados de uma pesquisa em desenvolvimento há três anos, cujo objeto é um veículo jornalístico digital. A pesquisa tem duas vertentes principais: a didático-pedagógica busca procedimentos para a formação de jornalistas em era de mutações tecnológicas intensas e incertezas; e a outra que experimenta formatações de veículos, administração conjunta de plataformas e produção de matérias para públicos diversos, espalhados pelo ciberespaço, onde a notícia desejada deverá encontrá-lo nos horários e aparelhos ideais, movida pela inteligência artificial. A pesquisa está centralizada na disciplina Campus Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), que criou coletivamente, nos moldes de Paulo Freire, o jornal laboratório digital Campus Multiplataforma.
Références
BARCELLOS, Zanei. ET AL. Jornalismo das coisas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40. Curitiba, 2017. Anais. São Paulo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Multidisciplinares da Camunicação, s.d. s. p. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0342-1.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.
BARCELLOS, Zanei.; GONZATTO, Rodrigo.; BOZZA, Gabriel. Jornalismo em segunda tela: webjornal produzido com dispositivos móveis em redação virtual. Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo, v. 3, n. 2, 15, dez. 2014. Disponível em: <http://www.surlejournalisme.kinghost.net/rev/index.php/slj/article/view/185>. Acesso em: 28, fev. 2020.
BARCELLOS, Zanei.; LUDUVICE, Vivien. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2017. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/cyiy88xlf6edhv2/%C2%A0%C2%A0PROJETO%20FINAL.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.
BARCELLOS, Z.; FONSECA, Pollyana. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2018. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/tqptfs0gikr26g6/PROJETOCAMPUS20181SFINAL%20-%20c%C3%B3pia.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.
BARCELLOS, Z.; RODRIGUES, Eder. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2018. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/s0o0fl0n8y9zhsi/PROJETOCAMPUS2018-2semestre.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.
GALLOWAY, Scott. O quarto: Apple, Amazon, Facebook e Google – os segredos dos gigantes da tecnologia. São Paulo: HSM, 2017.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Zanei Barcellos 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).