A questão do jornalismo como campo de conhecimento

perspectivas teóricas e bases paradigmáticas

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.440

Palavras-chave:

Jornalismo; Conhecimento em jornalismo; Teorizações; Paradigmas.

Resumo

Este artigo visa apresentar abordagens teóricas sobre o jornalismo como campo de conhecimento que foram desenvolvidas por Otto Groth, Max Weber, Robert Ezra Park, Adelmo Genro Filho, Eduardo Meditsch e José Marques de Melo. A partir desses autores, são discutidas matrizes teóricas pioneiras, de bases sociológicas, sobre o jornalismo como campo de conhecimento. No estudo, são apresentadas reflexões a respeito das influências dos paradigmas funcionalista pragmático, crítico radical e latino-americano dos estudos de Comunicação, que são repercutidos enquanto pressupostos epistemológicos basilares para o ensino de jornalismo, o qual se apropria posteriormente dessas teorias para se legitimar enquanto uma área de conhecimento específica na universidade.

Referências

BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz (orgs.). A Era Glacial do Jornalismo: teorias sociais da imprensa. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Ber-trand Brasil, 1989.

GENRO FILHO, Adelmo. O Segredo da Pirâmide - para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê, 1987. Disponível em: <http://www.adelmo.com.br/bibt/t196.htm>. Acesso em: 30 maio. 2021.

GROTH, Otto. O poder cultural desconhecido: fundamento da Ciência dos Jornais. Tradu-ção de Liriam Sponholz. Petrópolis: Vozes, 2011.

LÜCKMAN, Ana Paula. Jornalismo, conhecimento e contexto: Pensamento complexo para uma atividade em transformação. 1. ed. Florianópolis: Editora Insular, 2020.

MACHADO, Elias. O Pioneirismo de Robert Park na Pesquisa em Jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Univer-sidade Federal de Santa Catarina, v. 2, n. 1, p. 23-34, 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2086/1826>. Acesso em: 15 maio 2021.

MARQUES DE MELO, José. História do Jornalismo: Itinerário crítico, mosaico contextual. São Paulo: Paulus, 2012.

MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e pesquisa para o jornalismo que está por vir: a função da universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Editora Insular, 2012.

MEDITSCH, Eduardo. Jornalismo como forma de conhecimento. Revista Brasileira de Ciência da Comunicação, São Paulo, v. 21, n.1, p.25-38, jan./jun. 1998. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/956>. Acesso em: 17 maio 2021.

MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos: jornalismo e cotidiano: do senso co-mum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

PARK, Robert E. A notícia como forma de conhecimento. In: STEINBERG, Charles S. (Org.). Meios de Comunicação de Massa. São Paulo: Cultrix, 1970, p. 168-185.

PEUCER, Tobias. Os relatos jornalísticos. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 13-30, 2004. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2021.

SILVA, Gislene. De que campo do jornalismo estamos falando?. MATRIZes, USP, v. 3, n.1, p. 197-212, ago./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38248/41038>. Acesso em: 17 maio 2021.

SODRÉ, Muniz. A Ciência do Comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. As bases sociológicas nos estudos das Teorias da Co-municação. Revista Comunicação: Veredas, Marília: Unimar, v. 4, n. 4, p. 271-298, 2005.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; NERY, Vanda Cunha Albieri. Para entender as teorias da comunicação. Uberlândia: Asppectus, 2004.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Flori-anópolis: Editora Insular, 2005.

WEBER, Max. Sociologia da Imprensa: um programa de pesquisa. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v.2, n.1, p.13-21, jan.2005. Disponível em: <https://antigo.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2084/1825>. Acesso em: 17 maio 2021.

Publicado

2021-06-19

Como Citar

A questão do jornalismo como campo de conhecimento: perspectivas teóricas e bases paradigmáticas. (2021). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(28), 39-53. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.440

Edição

Seção

Artigos