Como foi realizar o telejornal-laboratório Tela Un, ao vivo, durante o isolamento imposto pela Covid-19?

Autores

  • Sandra Nodari Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná e Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.444

Palavras-chave:

Facebook Live, Experiência, Jornalismo, Ensino por projeto, Ensino de Jornalismo

Resumo

O Tela UN é o telejornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Positivo produzido desde 2005. Em 2020, a turma formada por estudantes de quarto período enfrentou o desafio de produzir reportagens e edições do telejornal de forma remota e com celulares, durante os dois bimestres da disciplina de telejornalismo. Cada edição contou com uma equipe formada por estudantes que desempenhavam as funções de editor(a)-chefe, editor(a) e repórteres para publicar os programas ao vivo, durante as aulas, usando a tecnologia disponível e sob a orientação da professora. A metodologia de ensino por projetos foi utilizada e resultou em nove edições do Tela Un realizadas e transmitidas ao vivo pelo Facebook da Rede Teia, página laboratório do curso. 

Referências

ABERJE. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Vídeo em tempo real requer planejamento em três tempos. 2019. Disponível em http://www.aberje.com.br/blogs/post/video-em-tempo-real/. Acesso em: 30 jul. 2020.

ALVES, Kellyane Carvalho. VIZEU, Alfredo. Conceitos de Notícia no Novo Ecossistema Midiático dos Telejornais do Brasil e da Espanha: Transformações e Permanências. In: EMERIM, Cárlida. PEREIRA, Ariane. COUTINHO, Iluska (orgs). Telejornalismo Contemporâneo: 15 anos da Rede Telejor. Florianópolis: Ed. Insular, 2020.

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Roberto de. Manual de Telejornalismo. Os segredos da Notícia na TV. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

BECKER, Valdecir; GAMBARO, Daniel; SOUZA FILHO, Guido Lemos. O Impacto das Mídias Digitais na Televisão Brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento. Palabra Clave, v. 18, n. 2, p. 341-373, 2015. Disponível em http://dx.doi.org/10.5294/pacla.2015.18.2.3. Acesso em: 10 mar. 2019.

BOAVENTURA, Luis; NODARI, Sandra. A Pandemia do Novo Coronavírus muda a rotina do telejornalismo: como foi o primeiro mês da Covid-19 no Bom Dia Pernambuco? In: EMERIM, Cárlida; PEREIRA, Ariane; COUTINHO, Iluska. Telejornalismo Contemporâneo: 15 anos da Rede Telejor. Florianópolis: Ed. Insular, 2020.

COUTINHO, Iluska. MARINO. Caroline. Ambiente digital como possibilidade para o exercício da contra-hegemonia: Jornalistas Livres, transmissões ao vivo e #GreveGeral. Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 4, n.1, p.30-52, jan/jun 2017. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10010. Acesso em: 30 jun. 2021.

DATAFOLHA. Instituto Datafolha (2020). TVs e jornais lideram índice de confiança em informações sobre Coronavírus. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/tvs-e-jornais-lideram-indice-de-confianca-em-informacoes-sobre-coronavirus-diz-datafolha.shtml. Acesso em: 29 jun. 2021.

MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina, v. 8, n. 1, p. 1-19, 15 ago. 2014.

MÍDIAS DADOS BRASIL. 2019. Disponível em http://159.89.80.182/midia-dados-sp/public/Midia%20Dados%202019.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

MILLER, Toby. A Televisão Acabou, a Televisão Virou Coisa do Passado, a Televisão Já Era. p. 9-26. In: FREIRE, João (org). A TV em transição - Tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

NODARI, Sandra; KRÜGER, Ana Carolina Vieira; AMORIM, Mônica Rodrigues de; GONDIM, Juliano dos Santos. O Envolvimento dos Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Positivo no Telejornal-laboratório Diário. Fórum Nacional de Professores De Jornalismo (Fnpj). Anais do 2º Encontro Sul-Brasileiro De Professores De Jornalismo. 5º Encontro Paranaense De Ensino De Jornalismo. Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/download/62232957/FNPJ_Tela_un20200229-7552-1316qyw.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.

NODARI, Sandra; SOUSA, Jorge Pedro. Facebook as a Video Production and Exhibition Platform Used by Journalism Students: A Case Study of Rede Teia (Brazil). In: BERNIER, Marc-François; GUENEE, Pascal. 5th World Journalism Education Congress Proceedings. World Journalism Education Congress 2019, Paris, 2020.

NODARI, Sandra; SOUSA, Jorge Pedro. Facebook Live como plataforma de exibição de vídeos ao vivo usada por estudantes de Jornalismo. In: MARQUIONI, Carlos Eduardo Marquioni. FISCHER, Gustavo Daudt. Da televisão às televisualidades: continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas. Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020.

NODARI, Sandra. Ônibus, 174. A Relação entre Imagens e Voz no Telejornalismo e no Documentário. Curitiba, UTP, 2010.

PAIVA, Cláudio Cardoso de; NETO, José Cavalcanti Sobrinho; SANTOS, Raissa Nascimento dos. Um olhar sobre o jornalismo móvel: a forma e o estilo do reportátil.

Revista Latino-americana de Jornalismo, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 81-99, jan a jun 2016. Disponível em:

http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/view/28300. Acesso em: 03 mar. 2020.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV. Manual de Telejornalismo. 2 ed. Barueri: Editora GEN LTC, 2013.

PBM. Pesquisa Brasileira de Mídia. 2016. Disponível em: http://pesquisademidia.gov.br/files/E-Book_PBM_2016.pdf. Acesso em: 03 2019.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2000.

REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report. 2020. Disponível em: http://www.digitalnewsreport.org/. Acesso em: 03 mar. 2019.

SANTOS, Michele Barbosa dos; ROYER, Marcia Regina; DEMIZU, Fabiana Silva Botta. Metodologia de Ensino por Projetos: Levando a Prática para o Ensino de Ciências. Educere, Revista da Educação da Unipar, Universidade do Paraná. v. 1, n. 1. pp. 14054-14069. Umuara, 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

SANTOS, Patrícia Vieira (org). Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis, Editora IGM, 2021.

SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco. Rio de Janeiro: Vozes, 1971.

WAINER, João. Knight Center: Produção de Vídeos Jornalísticos para a Internet. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TISDnsWPtH4&feature=youtu.be. Acesso em: 30 jun. 2021.

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Nodari, S. (2021). Como foi realizar o telejornal-laboratório Tela Un, ao vivo, durante o isolamento imposto pela Covid-19? . Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 152-172. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.444

Edição

Seção

Relato de Experiência