Como foi realizar o telejornal-laboratório Tela Un, ao vivo, durante o isolamento imposto pela Covid-19?

Authors

  • Sandra Nodari UP

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.444

Keywords:

Facebook Live, Experiência, Jornalismo, Ensino por projeto, Ensino de Jornalismo

Abstract

Tela UN is the news program from the Positivo University Journalism course laboratory, produced since 2005. In 2020, the group of students in the fourth period faced the challenge of producing news reports and editions of the news program from a distance and by cell phone, during the two bimonths of the program. telejournalism discipline. Each edition had a team made up of students who acted as editor-in-chief, copywriter and reporter to publicize the programs live, during classes, using available technology and under the guidance of the teacher. The teaching methodology by projects was used and resulted in ten editions of Tela Un carried out and broadcast live on the Facebook of Rede Teia, page of the course laboratory.

Author Biography

Sandra Nodari, UP

Doutora em Comunicação e em Ciências da Informação e professora de jornalismo da Universidade Positivo.

References

ABERJE. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Vídeo em tempo real requer planejamento em três tempos. 2019. Disponível em http://www.aberje.com.br/blogs/post/video-em-tempo-real/. Acesso em: 30 jul. 2020.

ALVES, Kellyane Carvalho. VIZEU, Alfredo. Conceitos de Notícia no Novo Ecossistema Midiático dos Telejornais do Brasil e da Espanha: Transformações e Permanências. In: EMERIM, Cárlida. PEREIRA, Ariane. COUTINHO, Iluska (orgs). Telejornalismo Contemporâneo: 15 anos da Rede Telejor. Florianópolis: Ed. Insular, 2020.

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Roberto de. Manual de Telejornalismo. Os segredos da Notícia na TV. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

BECKER, Valdecir; GAMBARO, Daniel; SOUZA FILHO, Guido Lemos. O Impacto das Mídias Digitais na Televisão Brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento. Palabra Clave, v. 18, n. 2, p. 341-373, 2015. Disponível em http://dx.doi.org/10.5294/pacla.2015.18.2.3. Acesso em: 10 mar. 2019.

BOAVENTURA, Luis; NODARI, Sandra. A Pandemia do Novo Coronavírus muda a rotina do telejornalismo: como foi o primeiro mês da Covid-19 no Bom Dia Pernambuco? In: EMERIM, Cárlida; PEREIRA, Ariane; COUTINHO, Iluska. Telejornalismo Contemporâneo: 15 anos da Rede Telejor. Florianópolis: Ed. Insular, 2020.

COUTINHO, Iluska. MARINO. Caroline. Ambiente digital como possibilidade para o exercício da contra-hegemonia: Jornalistas Livres, transmissões ao vivo e #GreveGeral. Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 4, n.1, p.30-52, jan/jun 2017. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10010. Acesso em: 30 jun. 2021.

DATAFOLHA. Instituto Datafolha (2020). TVs e jornais lideram índice de confiança em informações sobre Coronavírus. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/tvs-e-jornais-lideram-indice-de-confianca-em-informacoes-sobre-coronavirus-diz-datafolha.shtml. Acesso em: 29 jun. 2021.

MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina, v. 8, n. 1, p. 1-19, 15 ago. 2014.

MÍDIAS DADOS BRASIL. 2019. Disponível em http://159.89.80.182/midia-dados-sp/public/Midia%20Dados%202019.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

MILLER, Toby. A Televisão Acabou, a Televisão Virou Coisa do Passado, a Televisão Já Era. p. 9-26. In: FREIRE, João (org). A TV em transição - Tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

NODARI, Sandra; KRÜGER, Ana Carolina Vieira; AMORIM, Mônica Rodrigues de; GONDIM, Juliano dos Santos. O Envolvimento dos Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Positivo no Telejornal-laboratório Diário. Fórum Nacional de Professores De Jornalismo (Fnpj). Anais do 2º Encontro Sul-Brasileiro De Professores De Jornalismo. 5º Encontro Paranaense De Ensino De Jornalismo. Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/download/62232957/FNPJ_Tela_un20200229-7552-1316qyw.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.

NODARI, Sandra; SOUSA, Jorge Pedro. Facebook as a Video Production and Exhibition Platform Used by Journalism Students: A Case Study of Rede Teia (Brazil). In: BERNIER, Marc-François; GUENEE, Pascal. 5th World Journalism Education Congress Proceedings. World Journalism Education Congress 2019, Paris, 2020.

NODARI, Sandra; SOUSA, Jorge Pedro. Facebook Live como plataforma de exibição de vídeos ao vivo usada por estudantes de Jornalismo. In: MARQUIONI, Carlos Eduardo Marquioni. FISCHER, Gustavo Daudt. Da televisão às televisualidades: continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas. Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020.

NODARI, Sandra. Ônibus, 174. A Relação entre Imagens e Voz no Telejornalismo e no Documentário. Curitiba, UTP, 2010.

PAIVA, Cláudio Cardoso de; NETO, José Cavalcanti Sobrinho; SANTOS, Raissa Nascimento dos. Um olhar sobre o jornalismo móvel: a forma e o estilo do reportátil.

Revista Latino-americana de Jornalismo, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 81-99, jan a jun 2016. Disponível em:

http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/view/28300. Acesso em: 03 mar. 2020.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV. Manual de Telejornalismo. 2 ed. Barueri: Editora GEN LTC, 2013.

PBM. Pesquisa Brasileira de Mídia. 2016. Disponível em: http://pesquisademidia.gov.br/files/E-Book_PBM_2016.pdf. Acesso em: 03 2019.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2000.

REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report. 2020. Disponível em: http://www.digitalnewsreport.org/. Acesso em: 03 mar. 2019.

SANTOS, Michele Barbosa dos; ROYER, Marcia Regina; DEMIZU, Fabiana Silva Botta. Metodologia de Ensino por Projetos: Levando a Prática para o Ensino de Ciências. Educere, Revista da Educação da Unipar, Universidade do Paraná. v. 1, n. 1. pp. 14054-14069. Umuara, 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

SANTOS, Patrícia Vieira (org). Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis, Editora IGM, 2021.

SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco. Rio de Janeiro: Vozes, 1971.

WAINER, João. Knight Center: Produção de Vídeos Jornalísticos para a Internet. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TISDnsWPtH4&feature=youtu.be. Acesso em: 30 jun. 2021.

Published

2021-12-22

How to Cite

Nodari, S. . (2021). Como foi realizar o telejornal-laboratório Tela Un, ao vivo, durante o isolamento imposto pela Covid-19? . Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 152-172. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.444

Issue

Section

Relato de Experiência