Práticas de narrativas multimídia em multiplataformas
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v14i33.1138Palavras-chave:
Jornalismo Multimídia. Multiplataformas. Jornal laboratório.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de estudantes do curso de jornalismo na elaboração de narrativas multimídias para dispositivos móveis. Para isso, o estudo analisa como os alunos da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília (UnB), produziram notícias para o Campus Multiplataforma, jornal laboratório da instituição, durante o primeiro semestre de 2022. Utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo, o estudo discute como os estudantes praticaram importantes competências do jornalismo exigidas no mercado de trabalho contemporâneo, como convergência, gestão de conteúdos on-line, redação virtual, critérios de noticiabilidade, acessibilidade e recursos multimídias para multiplataformas.
Referências
BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. (Org). Notícias e Mobilidade: o Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis. Covilhã, PT: Livros LabCOM, 2013. p. 33-54.
BARCELLOS, Z. R. Jornal laborato?rio multiplataforma como objeto de pesquisa para o desenvolvimento de dida?tica e processo de produc?a?o jornali?stica. 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2020, remoto. In: Anais do 19o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Disponível em: http://soac.abejor.org.br/?conference=19enpj&schedConf=encontrodeprofessores&page=paper&op=viewFile&path%5B%5D=327&path%5B%5D=213. Acesso em: 14 de jul. 2022.
BARDOEL, Jo; DEUZE, Mark. Network Journalism: Converging Competencies of Old and New Media Professionals. Australian Journalism Review, v. 23, n. 3, 2001.
CANAVILHAS, João. (org.). Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, Portugal: LabCOM Books, 2013.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.
JORGE, Thaïs de Mendonça (org.). Notícias em fragmentos: análise de conteúdos em jornalismo. Florianópolis: Insular, 2015.
PALÁCIOS, Marcos. Jornalismo online, informação e memória: apontamentos para o debate. In: FIDALGO, Antonio e SERRA, Joaquim Paulo (orgs.). Informação e Comunicação online. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2003. v. 1. p. 75-89. Disponível em: http:// www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/fidalgo_serra_ico1_jornalismo_online.pdf. Acesso em 2 ago 2022.
PAVLIK, John. Journalism and new media. New York: Columbia University Press, 2001.
LONGHI, Raquel Ritter O turning point da grande reportagem multimídia. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, vol. 21, núm. 3, septiembre-diciembre, 2014, pp. 897-917 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil.
SALAVERRÍA, Rámon. Multimedialidade: informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, João. (Org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, Livros Labcom, 2015.
Publicado
Versões
- 2024-10-14 (2)
- 2024-04-23 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Paulo Almeida
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).