Práticas de narrativas multimídia em multiplataformas
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.46952/rebej.v14i33.1138Mots-clés:
Jornalismo Multimídia. Multiplataformas. Jornal laboratório.Résumé
Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de estudantes do curso de jornalismo na elaboração de narrativas multimídias para dispositivos móveis. Para isso, o estudo analisa como os alunos da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília (UnB), produziram notícias para o Campus Multiplataforma, jornal laboratório da instituição, durante o primeiro semestre de 2022. Utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo, o estudo discute como os estudantes praticaram importantes competências do jornalismo exigidas no mercado de trabalho contemporâneo, como convergência, gestão de conteúdos on-line, redação virtual, critérios de noticiabilidade, acessibilidade e recursos multimídias para multiplataformas.
Références
BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. (Org). Notícias e Mobilidade: o Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis. Covilhã, PT: Livros LabCOM, 2013. p. 33-54.
BARCELLOS, Z. R. Jornal laborato?rio multiplataforma como objeto de pesquisa para o desenvolvimento de dida?tica e processo de produc?a?o jornali?stica. 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2020, remoto. In: Anais do 19o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Disponível em: http://soac.abejor.org.br/?conference=19enpj&schedConf=encontrodeprofessores&page=paper&op=viewFile&path%5B%5D=327&path%5B%5D=213. Acesso em: 14 de jul. 2022.
BARDOEL, Jo; DEUZE, Mark. Network Journalism: Converging Competencies of Old and New Media Professionals. Australian Journalism Review, v. 23, n. 3, 2001.
CANAVILHAS, João. (org.). Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, Portugal: LabCOM Books, 2013.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.
JORGE, Thaïs de Mendonça (org.). Notícias em fragmentos: análise de conteúdos em jornalismo. Florianópolis: Insular, 2015.
PALÁCIOS, Marcos. Jornalismo online, informação e memória: apontamentos para o debate. In: FIDALGO, Antonio e SERRA, Joaquim Paulo (orgs.). Informação e Comunicação online. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2003. v. 1. p. 75-89. Disponível em: http:// www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/fidalgo_serra_ico1_jornalismo_online.pdf. Acesso em 2 ago 2022.
PAVLIK, John. Journalism and new media. New York: Columbia University Press, 2001.
LONGHI, Raquel Ritter O turning point da grande reportagem multimídia. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, vol. 21, núm. 3, septiembre-diciembre, 2014, pp. 897-917 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil.
SALAVERRÍA, Rámon. Multimedialidade: informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, João. (Org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, Livros Labcom, 2015.
Publiée
##submission.versions##
- ##submission.versionIdentity##
- ##submission.versionIdentity##
Comment citer
Numéro
Rubrique
Copyright (c) 2024 Paulo Almeida
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).