Quadro Giro Brasil no Repórter UFMA
uma proposta de colaboração entre cursos de comunicação
Resumo
Este artigo visa compartilhar a experiência de formação e colaboração em jornalismo audiovisual na Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, a partir da apresentação do Repórter UFMA , telejornal laboratório do curso de jornalismo, e do seu quadro Giro Brasil , uma rede de intercâmbio de reportagens produzidas em diferentes cursos de Jornalismo, permitido uma integração entre as instituições parceiras e ampliando a visão de diferentes realidades. Também traz tensionamentos sobre a exploração do ensino prático nas universidades públicas, identificando limitações nas disciplinas de telejornalismo laboratorial, que impedem os estudantes de vivenciarem minimamente a rotina jornalística e desenvolverem atividades que reproduzem o ambiente profissional. Espera-se, com isso, contribuir com reflexões sobre a experimentação e formação de profissionais em telejornalismo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).