O jornalismo e as notícias e falsas
uma questão antiga
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v15i35.1274Palavras-chave:
Jornalismo, Notícias falsas, Fake News, Ética profissional, Prática jornalísticaResumo
O presente trabalho é uma resenha do livro “Jornalismo e notícias falsas: relações cordiais”, escrito pelo pesquisador Paulo da Rocha Dias (UFMT). Publicado pela editora Insular, a obra analisa se detém sobre a questão das notícias falsas na imprensa a partir da noção de que tais veículos atuam divulgando fatos distorcidos ou até mesmo inventados, sempre que consideram necessário e geralmente por conta da militância ideológica que melhor atende aos seus interesses. O autor em momento algum questiona a importância social desta prática profissional, mas convida o leitor a refletir sobre o papel da imprensa e a necessidade de preservar a ética profissional para resguardar o jornalismo como um todo.
Referências
DIAS, Paulo da Rocha. Jornalismo e notícias falsas: relações cordiais. Florianópolis: Insular, 2022.
BUCCI, Eugênio. Pós-política e corrosão da verdade. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 116, p. 19–30, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146574. Acesso em: 17 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aparecido Santos do Carmo, Cristóvão Domingos de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).