O jornalismo e as notícias e falsas
uma questão antiga
DOI :
https://doi.org/10.46952/rebej.v15i35.1274Mots-clés :
Jornalismo, Notícias falsas, Fake News, Ética profissional, Prática jornalísticaRésumé
O presente trabalho é uma resenha do livro “Jornalismo e notícias falsas: relações cordiais”, escrito pelo pesquisador Paulo da Rocha Dias (UFMT). Publicado pela editora Insular, a obra analisa se detém sobre a questão das notícias falsas na imprensa a partir da noção de que tais veículos atuam divulgando fatos distorcidos ou até mesmo inventados, sempre que consideram necessário e geralmente por conta da militância ideológica que melhor atende aos seus interesses. O autor em momento algum questiona a importância social desta prática profissional, mas convida o leitor a refletir sobre o papel da imprensa e a necessidade de preservar a ética profissional para resguardar o jornalismo como um todo.
Références
DIAS, Paulo da Rocha. Jornalismo e notícias falsas: relações cordiais. Florianópolis: Insular, 2022.
BUCCI, Eugênio. Pós-política e corrosão da verdade. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 116, p. 19–30, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146574. Acesso em: 17 mar. 2025.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Aparecido Santos do Carmo, Cristóvão Domingos de Almeida 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).