A centralidade do Jornalismo nas edições do ENADE (2012 a 2022)
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1275Palavras-chave:
ENADE Jornalismo, DCNs, Cursos de JornalismoResumo
Apresentamos uma análise dos conteúdos das provas do ENADE de Jornalismo entre os anos de 2012 e 2022, quando foram realizadas 4 edições. O estudo considera o ano de 2012 que antecede a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Jornalismo, até sua mais recente edição, em 2022 com o objetivo de verificar em que medida o ENADE de fato absorveu as tendências normativas para a formação na área específica. A análise procura fazer relações entre os conteúdos exigidos nas provas e as DCNs.
Referências
CANAN, Silvia Regina; ELOY, Vanessa Taís. Políticas de avaliação em larga escala: o ENADE interfere na gestão dos cursos? Práxis Educativa, vol. 11, núm. 3, pp. 621-640, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/894/89446960006/html/. Acesso em 10 de março de 2023.
LIMA, S. P. et al. Perfil do jornalista brasileiro 2021: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico. Florianópolis: Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, 2022.
SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília: INEP, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marluce Carvalho Zacariotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).