A centralidade do Jornalismo nas edições do ENADE (2012 a 2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1275

Palabras clave:

ENADE Jornalismo, DCNs, Cursos de Jornalismo

Resumen

Apresentamos uma análise dos conteúdos das provas do ENADE de Jornalismo entre os anos de 2012 e 2022, quando foram realizadas 4 edições. O estudo considera o ano de 2012 que antecede a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Jornalismo, até sua mais recente edição, em 2022 com o objetivo de verificar em que medida o ENADE de fato absorveu as tendências normativas para a formação na área específica. A análise procura fazer relações entre os conteúdos exigidos nas provas e as DCNs.

Biografía del autor/a

Marluce Carvalho Zacariotti, UFT

Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Etadual de Pontra Grossa (UEPG). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Conta com livros publicados na área. Tem experiência profissional na área de Jornalismo Sindical e Assessoria de Imprensa. Professor de Jornalismo do Centro Universitário Uninter, em Curitiba-PR, e professor do mestrado em Jornalismo da UEPG. É diretor científico da Abej.

Citas

CANAN, Silvia Regina; ELOY, Vanessa Taís. Políticas de avaliação em larga escala: o ENADE interfere na gestão dos cursos? Práxis Educativa, vol. 11, núm. 3, pp. 621-640, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/894/89446960006/html/. Acesso em 10 de março de 2023.

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Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Carvalho Zacariotti, M. (2024). A centralidade do Jornalismo nas edições do ENADE (2012 a 2022). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 15(34), 34–54. https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1275

Número

Sección

Artigos