Ensino com prática em jornalismo: a experiência de três laboratórios da PUC-Rio
Palavras-chave:
Jornalismo; Laboratório; Projeto Comunicar; Revista Eclética; Portal PUC-Rio DigitalResumo
O objetivo deste artigo é re-fletir sobre as três experiên-cias desenvolvidas no curso de graduação em Jornalismo na PUC-Rio: o Projeto Comu-nicar, a revista Eclética e o Portal PUC-Rio Digital. Desde 1987, o Departamento de Comunicação oferece a opor-tunidade da prática jornalísti-ca dentro da Universidade para o estudante, sob a supervisão do corpo docente da área. Quais são as caracterís-ticas que singularizam esses laboratórios de ensino-aprendizagem? Quais as contribuições dessas experiências tanto para a formação do profissional do campo do jornalismo quanto para a própria Universidade? São essas as questões que norteiam este trabalho.
Referências
AGUIAR, Leonel. A validade dos critérios de noticiabilidade no jornalismo digital. In: RO-DRIGUES, Carla (org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Editora PUC-Rio/Editora Sulina, 2009.
BARRETO, Ivana; RODRIGUES, Carla, KISCHINHEVSKY, Marcelo. Portal PUC-Rio Digital: um debate sobre educação e prática jornalística. Contemporânea, n.13, jul./dez. 2009.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
DEUZE, Mark. O jornalismo e os novos meios de Comunicação Social. Comunicação e Sociedade, vol. 9-10, 2006.
FONTCUBERTA, M. A notícia: pistas para compreender o mundo. Lisboa: Ed. Notícias, 1999.
JACOB, C. R. et al. (Orgs.). Projeto Comunicar: 25 anos em movimento. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2012.
OLIVEIRA, Dennis de; RODELLI, Patrícia. Jornal-laboratório: prática extensionista articulada com a dimensão ética do jornalismo. REBEJ - Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v.1, n.1, abr./jul. 2007.
RODRIGUES, Carla. Ainda em busca de definições para o jornalismo on-line. In: RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Edi-tora PUC-Rio/Editora Sulina, 2009.
MARQUES DE MELO, J. de. Laboratório de Jornalismo: conceitos, preconceitos. In: _____. Comunicação, teoria e política. São Paulo: Summus, 1985.
QUADROS, Claudia Irene de; FERNANDES, José Carlos; MARTINS, Juliane. Jornalismo e cidadania: experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação. Alceu, v. 18, n.35, jul./dez. 2017.
VIEIRA Junior, Antônio. Uma pedagogia para o jornal-laboratório. Tese (Doutorado em Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Pau-lo, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).