Journalism learning with practice: the experience of three laboratories at PUC-Rio
Keywords:
Jornalismo; Laboratório; Projeto Comunicar; Revista Eclética; Portal PUC-Rio DigitalAbstract
The purpose of this paper is to reflect on the three experiences developed in the undergraduate program in journalism at PUC-Rio: Projeto Comunicar, Revista Eclética and Portal PUC-Rio Digital. Since 1987, the Department of communication offers the opportunity of journalistic practice within the University to the student under the supervision of the professors in the area. What are the characteristics of the labs? What are the contributions of these experiences both for the professional formation of the field of journalism and the University itself? Those are the questions that guide this work.
References
AGUIAR, Leonel. A validade dos critérios de noticiabilidade no jornalismo digital. In: RO-DRIGUES, Carla (org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Editora PUC-Rio/Editora Sulina, 2009.
BARRETO, Ivana; RODRIGUES, Carla, KISCHINHEVSKY, Marcelo. Portal PUC-Rio Digital: um debate sobre educação e prática jornalística. Contemporânea, n.13, jul./dez. 2009.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
DEUZE, Mark. O jornalismo e os novos meios de Comunicação Social. Comunicação e Sociedade, vol. 9-10, 2006.
FONTCUBERTA, M. A notícia: pistas para compreender o mundo. Lisboa: Ed. Notícias, 1999.
JACOB, C. R. et al. (Orgs.). Projeto Comunicar: 25 anos em movimento. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2012.
OLIVEIRA, Dennis de; RODELLI, Patrícia. Jornal-laboratório: prática extensionista articulada com a dimensão ética do jornalismo. REBEJ - Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v.1, n.1, abr./jul. 2007.
RODRIGUES, Carla. Ainda em busca de definições para o jornalismo on-line. In: RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Edi-tora PUC-Rio/Editora Sulina, 2009.
MARQUES DE MELO, J. de. Laboratório de Jornalismo: conceitos, preconceitos. In: _____. Comunicação, teoria e política. São Paulo: Summus, 1985.
QUADROS, Claudia Irene de; FERNANDES, José Carlos; MARTINS, Juliane. Jornalismo e cidadania: experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação. Alceu, v. 18, n.35, jul./dez. 2017.
VIEIRA Junior, Antônio. Uma pedagogia para o jornal-laboratório. Tese (Doutorado em Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Pau-lo, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).