Ensino de jornalismo no século XXI: mudanças curriculares e novos cenários de aprendizagem hipertextual
Palavras-chave:
Ensino de Jornalismo. Formação do Jornalista. Aprendizagem hipertextual. Jornalista Multimídia. Competências Jornalísticas.Resumo
O presente estudo, parte da investigação de dissertação em curso, investiga as contribuições do hipertexto na formação do jornalista do século XXI. Na fase de construção do enquadramento teórico e documental, estudam-se os impactos das tecnologias no processo que vai da apuração até o consumo da notícia. O artigo reflete sobre as mudanças ocorridas na formação acadêmica do jornalista frente às novas tendências do mundo do trabalho, cada vez mais em busca de profissionais multimídias. Para tal fim, surge a possibilidade de inserir o hipertexto como metodologia pedagógica para que os alunos possam lidar com a variedade/quantidade de informações que circulam na internet. Percebe-se, assim, a necessidade do desenvolvimento de competências jornalísticas para filtrar, analisar e interpretar as informações disponibilizadas na web, podendo ser potencializadas a partir do emprego do hipertexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).