O projeto Universidade Aberta da UFSC

uma experiência pioneira de práxis multimídia no ensino de Jornalismo

Autores

  • EDUARDO MEDITSCH
  • MAURÍCIO FRIGHETTO

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre a experiência do Universidade Aberta (Unaberta) do curso de Jornalismo da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto de extensão cobriu de forma sistemática, entre 1991
e 2007, o cotidiano da UFSC e os temas ligados à educação superior. Inspirado na experiência laboratorial da
Universidade da Flórida e na concepção de práxis de Paulo Freire, o Unaberta complementava a formação oferecida
nas disciplinas do curso. Nos primeiros anos, funcionou com um programa diário de rádio produzido pelos
alunos com a orientação de professores e veiculado em emissoras comerciai s, expandin do e m seguida esta
atuação pa ra a televi são e para os jornais impressos. Com o surgimento da internet, criou, em 1997,
seus próprios veículos, como o Unaberta Online , o primeiro site de notícias com atualização diária da
universidade brasileira. Tornou-se, nesta fase, uma Produtora e Agência de Notícias Multimídia. Com metodologia da
Nova História Cultural, revisamos a produção bibliográfica sobre o projeto e buscamos na memória de cinco
jornalistas, que atuaram como estudantes e profissionais no Universidade Aberta, o significado que atribuem ao
projeto para sua formação. Os entrevistados relatam, sobretudo, a importância de ter participado de
coberturas multimídias voltadas para um público real, ao mesmo tempo e m que eram orientados por
professores e jornalistas profissionais, o que propiciava uma produtiva reflexão sobre a prática do jornalismo.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

MEDITSCH, E., & FRIGHETTO, M. (2018). O projeto Universidade Aberta da UFSC: uma experiência pioneira de práxis multimídia no ensino de Jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 5(17), 7. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/196

Edição

Seção

Artigos