O projeto Universidade Aberta da UFSC
uma experiência pioneira de práxis multimídia no ensino de Jornalismo
Abstract
O objetivo do artigo é refletir sobre a experiência do Universidade Aberta (Unaberta) do curso de Jornalismo da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto de extensão cobriu de forma sistemática, entre 1991
e 2007, o cotidiano da UFSC e os temas ligados à educação superior. Inspirado na experiência laboratorial da
Universidade da Flórida e na concepção de práxis de Paulo Freire, o Unaberta complementava a formação oferecida
nas disciplinas do curso. Nos primeiros anos, funcionou com um programa diário de rádio produzido pelos
alunos com a orientação de professores e veiculado em emissoras comerciai s, expandin do e m seguida esta
atuação pa ra a televi são e para os jornais impressos. Com o surgimento da internet, criou, em 1997,
seus próprios veículos, como o Unaberta Online , o primeiro site de notícias com atualização diária da
universidade brasileira. Tornou-se, nesta fase, uma Produtora e Agência de Notícias Multimídia. Com metodologia da
Nova História Cultural, revisamos a produção bibliográfica sobre o projeto e buscamos na memória de cinco
jornalistas, que atuaram como estudantes e profissionais no Universidade Aberta, o significado que atribuem ao
projeto para sua formação. Os entrevistados relatam, sobretudo, a importância de ter participado de
coberturas multimídias voltadas para um público real, ao mesmo tempo e m que eram orientados por
professores e jornalistas profissionais, o que propiciava uma produtiva reflexão sobre a prática do jornalismo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).