Jornal pelo WhatsApp: o papel do aplicativo na rotina produtiva do Correio Popular
Palavras-chave:
Rotina produtiva. WhatsApp. Correio Popular. Imperatriz. InteriorResumo
Esta pesquisa tem por finalidade entender como o WhatsApp interfere na rotina produtiva do jornal Correio Popular, o primeiro e único jornal de Imperatriz (MA) a ser distribuído pela ferramenta. Para atender aos objetivos, o estudo incluiu três etapas: apreciação do dia a dia na redação, condução de entrevistas e observação participante. Com base nos preceitos da etnografia, a inserção dos pesquisadores ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2017. O roteiro de observações foi guiado por dois pilares temáticos: a distribuição e a rotina de trabalho. Conclusivamente os resultados mostram que o aplicativo tem ressignificado alguns métodos tradicionais de apuração e de divulgação dos fatos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).