História para quê? A construção do conhecimento em Comunicação e as contribuições dadas pela História e pela teoria historiográfica

Autores

  • CLARICE GONTARSKI SPERANZA

Resumo

O relato de experiência apresenta uma reflexão acerca das possíveis contribuições que o ensino
da História e a discussão em torno de aspectos específicos da teoria historiográfica podem
trazer aos alunos de Comunicação, em especial do Jornalismo. Bem além do (necessário, porém
restrito) ensino da História da Imprensa e da Comunicação, o debate acerca da
interdisciplinaridade de conceitos como representação, memória, imaginário, objetividade e
testemunho (fonte) é capaz de aglutinar e fazer avançar discussões caras tanto ao campo da
Comunicação quanto da História. Da mesma forma, a discussão auxilia na reflexão ética do
futuro profissional, na medida em que amplia a perspectiva social e teórica deste ainda nos
bancos acadêmicos. O presente trabalho apresenta aspectos de experiências de ensino da
História e de Teoria da História junto a alunos de Comunicação, estratégias empregadas,
impasses e soluções construída.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

SPERANZA, C. G. (2018). História para quê? A construção do conhecimento em Comunicação e as contribuições dadas pela História e pela teoria historiográfica. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 4(15), 1. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/211

Edição

Seção

Artigos