Debilidades e lacunas na formação para pesquisa nas graduações em Comunicação e Jornalismo: estudo comparativo entre Portugal e Brasil
Palavras-chave:
Ensino em Jornalismo. Pesquisa Científica. Monografia. Currículo.Resumo
O presente artigo é parte de uma pesquisa em curso que tem como objetivo analisar os encaminhamentos processuais e metodológicos na produção de monografias nos cursos de Jornalismo e Ciências da Comunicação em universidades brasileiras e portuguesas. As diferenças entre as estruturas curriculares de quatro instituições, de ambos países, serão apresentadas, apontando para a inserção de disciplinas relativas a preparação para a pesquisa nos cursos de graduação. O comparativo, porém, indica uma lacuna na formação de pesquisadores na área da Comunicação Social no âmbito da graduação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).