Debilidades e lacunas na formação para pesquisa nas graduações em Comunicação e Jornalismo: estudo comparativo entre Portugal e Brasil

Autores

  • Patricia Weber
  • Jorge Pedro Sousa

Palavras-chave:

Ensino em Jornalismo. Pesquisa Científica. Monografia. Currículo.

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa em curso que tem como objetivo analisar os encaminhamentos processuais e metodológicos na produção de monografias nos cursos de Jornalismo e Ciências da Comunicação em universidades brasileiras e portuguesas. As diferenças entre as estruturas curriculares de quatro instituições, de ambos países, serão apresentadas, apontando para a inserção de disciplinas relativas a preparação para a pesquisa nos cursos de graduação. O comparativo, porém, indica uma lacuna na formação de pesquisadores na área da Comunicação Social no âmbito da graduação.

Biografia do Autor

Patricia Weber

Doutoranda em Ciências da Informação, especialidade Jornalismo e Estudos Mediaticos na Universidade Fernando Pessoa (UFP - Portugal).

Jorge Pedro Sousa

Doutor, agregado (livre-docente) em Jornalismo/Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2008). Professor catedrático de Jornalismo da UFP.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Weber, P., & Pedro Sousa, J. (2018). Debilidades e lacunas na formação para pesquisa nas graduações em Comunicação e Jornalismo: estudo comparativo entre Portugal e Brasil. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 8(23), 122-138. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/22

Edição

Seção

Relato de Experiência