UNEMAT e UFMT

ensino de Jornalismo na esteira das novas Diretrizes Curriculares

Autores

  • PAULO DA ROCHA DIAS
  • GIBRAN LUIS LACHOWSKI
  • THIAGO CURY LUIZ

Resumo

O artigo em tela colabora com a discussão sobre os desafios do ensino do Jornalismo no século XXI a
partir do diálogo de duas experiências docentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de
Jornalismo no Brasil, aprovadas em 2013 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)/Ministério da
Educação (MEC). Os trabalhos relatados referem-se às estratégias de ensino utilizadas em cursos de
universidades públicas de Mato Grosso, em disciplinas distribuídas entre o 2o e o 6o semestres, situadas
nos eixos de formação profissional, atuação processual e prática laboratorial. As experiências se pautam
pelo estímulo à compreensão da realidade socioeconômico política e cultural, pela concepção social do
jornalismo, pelo respeito às bases da produção profissional e pela experimentação no que tange às
narrativas multimidiáticas, corroborando com a efetivação do esperado perfil do jornalista do século XXI.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

DA ROCHA DIAS, P., LACHOWSKI, G. L., & CURY LUIZ, T. (2018). UNEMAT e UFMT: ensino de Jornalismo na esteira das novas Diretrizes Curriculares. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 4(15), 10. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/221

Edição

Seção

Artigos