Jornal laboratório multiplataforma como objeto de pesquisa para o desenvolvimento de didática e processo de produção jornalística
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.419Palavras-chave:
Jornalismo multiplataforma. Ensino. Produção. SmartphoneResumo
Esta comunicação científica apresenta alguns resultados de uma pesquisa em desenvolvimento há três anos, cujo objeto é um veículo jornalístico digital. A pesquisa tem duas vertentes principais: a didático-pedagógica busca procedimentos para a formação de jornalistas em era de mutações tecnológicas intensas e incertezas; e a outra que experimenta formatações de veículos, administração conjunta de plataformas e produção de matérias para públicos diversos, espalhados pelo ciberespaço, onde a notícia desejada deverá encontrá-lo nos horários e aparelhos ideais, movida pela inteligência artificial. A pesquisa está centralizada na disciplina Campus Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), que criou coletivamente, nos moldes de Paulo Freire, o jornal laboratório digital Campus Multiplataforma.
Referências
BARCELLOS, Zanei. ET AL. Jornalismo das coisas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40. Curitiba, 2017. Anais. São Paulo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Multidisciplinares da Camunicação, s.d. s. p. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0342-1.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.
BARCELLOS, Zanei.; GONZATTO, Rodrigo.; BOZZA, Gabriel. Jornalismo em segunda tela: webjornal produzido com dispositivos móveis em redação virtual. Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo, v. 3, n. 2, 15, dez. 2014. Disponível em: <http://www.surlejournalisme.kinghost.net/rev/index.php/slj/article/view/185>. Acesso em: 28, fev. 2020.
BARCELLOS, Zanei.; LUDUVICE, Vivien. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2017. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/cyiy88xlf6edhv2/%C2%A0%C2%A0PROJETO%20FINAL.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.
BARCELLOS, Z.; FONSECA, Pollyana. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2018. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/tqptfs0gikr26g6/PROJETOCAMPUS20181SFINAL%20-%20c%C3%B3pia.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.
BARCELLOS, Z.; RODRIGUES, Eder. (Coord.). Projeto e processo de desenvolvimento de veículo jornalístico multiplataforma. Projeto do jornal Campus Multiplataforma desenvolvido na disciplina de graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, 2018. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/s0o0fl0n8y9zhsi/PROJETOCAMPUS2018-2semestre.pdf?dl=0>. Acesso em: 28, fev. 2020.
GALLOWAY, Scott. O quarto: Apple, Amazon, Facebook e Google – os segredos dos gigantes da tecnologia. São Paulo: HSM, 2017.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Zanei Barcellos
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).