Como foi realizar o telejornal-laboratório Tela Un, ao vivo, durante o isolamento imposto pela Covid-19?

Autores

  • Sandra Nodari UP

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.444

Palavras-chave:

Facebook Live, Experiência, Jornalismo, Ensino por projeto, Ensino de Jornalismo

Resumo

O Tela UN é o telejornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Positivo produzido desde 2005. Em 2020, a turma formada por estudantes de quarto período enfrentou o desafio de produzir reportagens e edições do telejornal de forma remota e com celulares, durante os dois bimestres da disciplina de telejornalismo. Cada edição contou com uma equipe formada por estudantes que desempenhavam as funções de editor(a)-chefe, editor(a) e repórteres para publicar os programas ao vivo, durante as aulas, usando a tecnologia disponível e sob a orientação da professora. A metodologia de ensino por projetos foi utilizada e resultou em nove edições do Tela Un realizadas e transmitidas ao vivo pelo Facebook da Rede Teia, página laboratório do curso. 

Biografia do Autor

Sandra Nodari, UP

Doutora em Comunicação e em Ciências da Informação e professora de jornalismo da Universidade Positivo.

Referências

ABERJE. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Vídeo em tempo real requer planejamento em três tempos. 2019. Disponível em http://www.aberje.com.br/blogs/post/video-em-tempo-real/. Acesso em: 30 jul. 2020.

ALVES, Kellyane Carvalho. VIZEU, Alfredo. Conceitos de Notícia no Novo Ecossistema Midiático dos Telejornais do Brasil e da Espanha: Transformações e Permanências. In: EMERIM, Cárlida. PEREIRA, Ariane. COUTINHO, Iluska (orgs). Telejornalismo Contemporâneo: 15 anos da Rede Telejor. Florianópolis: Ed. Insular, 2020.

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Roberto de. Manual de Telejornalismo. Os segredos da Notícia na TV. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

BECKER, Valdecir; GAMBARO, Daniel; SOUZA FILHO, Guido Lemos. O Impacto das Mídias Digitais na Televisão Brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento. Palabra Clave, v. 18, n. 2, p. 341-373, 2015. Disponível em http://dx.doi.org/10.5294/pacla.2015.18.2.3. Acesso em: 10 mar. 2019.

BOAVENTURA, Luis; NODARI, Sandra. A Pandemia do Novo Coronavírus muda a rotina do telejornalismo: como foi o primeiro mês da Covid-19 no Bom Dia Pernambuco? In: EMERIM, Cárlida; PEREIRA, Ariane; COUTINHO, Iluska. Telejornalismo Contemporâneo: 15 anos da Rede Telejor. Florianópolis: Ed. Insular, 2020.

COUTINHO, Iluska. MARINO. Caroline. Ambiente digital como possibilidade para o exercício da contra-hegemonia: Jornalistas Livres, transmissões ao vivo e #GreveGeral. Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 4, n.1, p.30-52, jan/jun 2017. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10010. Acesso em: 30 jun. 2021.

DATAFOLHA. Instituto Datafolha (2020). TVs e jornais lideram índice de confiança em informações sobre Coronavírus. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/tvs-e-jornais-lideram-indice-de-confianca-em-informacoes-sobre-coronavirus-diz-datafolha.shtml. Acesso em: 29 jun. 2021.

MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina, v. 8, n. 1, p. 1-19, 15 ago. 2014.

MÍDIAS DADOS BRASIL. 2019. Disponível em http://159.89.80.182/midia-dados-sp/public/Midia%20Dados%202019.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

MILLER, Toby. A Televisão Acabou, a Televisão Virou Coisa do Passado, a Televisão Já Era. p. 9-26. In: FREIRE, João (org). A TV em transição - Tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

NODARI, Sandra; KRÜGER, Ana Carolina Vieira; AMORIM, Mônica Rodrigues de; GONDIM, Juliano dos Santos. O Envolvimento dos Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Positivo no Telejornal-laboratório Diário. Fórum Nacional de Professores De Jornalismo (Fnpj). Anais do 2º Encontro Sul-Brasileiro De Professores De Jornalismo. 5º Encontro Paranaense De Ensino De Jornalismo. Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/download/62232957/FNPJ_Tela_un20200229-7552-1316qyw.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.

NODARI, Sandra; SOUSA, Jorge Pedro. Facebook as a Video Production and Exhibition Platform Used by Journalism Students: A Case Study of Rede Teia (Brazil). In: BERNIER, Marc-François; GUENEE, Pascal. 5th World Journalism Education Congress Proceedings. World Journalism Education Congress 2019, Paris, 2020.

NODARI, Sandra; SOUSA, Jorge Pedro. Facebook Live como plataforma de exibição de vídeos ao vivo usada por estudantes de Jornalismo. In: MARQUIONI, Carlos Eduardo Marquioni. FISCHER, Gustavo Daudt. Da televisão às televisualidades: continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas. Belo Horizonte, MG: Selo PPGCOM/UFMG, 2020.

NODARI, Sandra. Ônibus, 174. A Relação entre Imagens e Voz no Telejornalismo e no Documentário. Curitiba, UTP, 2010.

PAIVA, Cláudio Cardoso de; NETO, José Cavalcanti Sobrinho; SANTOS, Raissa Nascimento dos. Um olhar sobre o jornalismo móvel: a forma e o estilo do reportátil.

Revista Latino-americana de Jornalismo, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 81-99, jan a jun 2016. Disponível em:

http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/view/28300. Acesso em: 03 mar. 2020.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV. Manual de Telejornalismo. 2 ed. Barueri: Editora GEN LTC, 2013.

PBM. Pesquisa Brasileira de Mídia. 2016. Disponível em: http://pesquisademidia.gov.br/files/E-Book_PBM_2016.pdf. Acesso em: 03 2019.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2000.

REUTERS INSTITUTE FOR THE STUDY OF JOURNALISM. Digital News Report. 2020. Disponível em: http://www.digitalnewsreport.org/. Acesso em: 03 mar. 2019.

SANTOS, Michele Barbosa dos; ROYER, Marcia Regina; DEMIZU, Fabiana Silva Botta. Metodologia de Ensino por Projetos: Levando a Prática para o Ensino de Ciências. Educere, Revista da Educação da Unipar, Universidade do Paraná. v. 1, n. 1. pp. 14054-14069. Umuara, 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

SANTOS, Patrícia Vieira (org). Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis, Editora IGM, 2021.

SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco. Rio de Janeiro: Vozes, 1971.

WAINER, João. Knight Center: Produção de Vídeos Jornalísticos para a Internet. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TISDnsWPtH4&feature=youtu.be. Acesso em: 30 jun. 2021.

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Nodari, S. . (2021). Como foi realizar o telejornal-laboratório Tela Un, ao vivo, durante o isolamento imposto pela Covid-19? . Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 152-172. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.444

Edição

Seção

Relato de Experiência