Para fazer e ensinar jornalismo científico
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.496Palavras-chave:
Formação. Agência Escola UFPR. Comunicação Pública. Divulgação científica. Extensão.Resumo
Discutimos uma proposta para fazer e ensinar o jornalismo científico a partir da experiência da AE - Agência Escola UFPR, criada em 2018 para dialogar com o público sobre ciência para além dos muros da Universidade. Neste artigo, o foco está na formação de bolsistas que participaram de um curso sobre jornalismo científico com profissionais do mercado e acadêmicos de várias instituições. Por meio da teoria e da prática, o papel do jornalismo científico é trazido para o contexto da comunicação pública da ciência. A análise de conteúdo foi adotada para estudar os resultados da pesquisa de percepção feita com os participantes e os ministrantes do curso. A colaboração e o diálogo contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos da AE.
Referências
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Revista Informação & Informação, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/QRktJq>. Acesso em: 15 jul. de 2021.
CASTELFRANCHI, Yurij. Por que comunicar temas de ciência e tecnologia ao público? (Muitas respostas óbvias... mais uma necessária). In: MASSARANI, Luisa. Jornalismo e ciência: uma perspectiva ibero-americana. Rio de Janeiro: Fiocruz, COC, Museu da Vida, 2010.
CALDAS, Graça; MACEDO, Mônica. A formação de jornalistas científicos no Brasil. Revista Fapesp. São Paulo: Fapesp, 2001. Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/a-formacao-de-jornalistas-cientificos-no-brasil/. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
COSTA, Antonio Roberto Faustino da; SOUSA, Cidoval Morais de; MAZOCCO, Fabrício José. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão - Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 9, n. 18, jul./dez., 2010.
CUEVAS, A. Conocimiento científico, ciudadanía y democracia. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, n. 10, v. 4, jan. 2008. Disponível em: < http://www.revistacts.net/wp-content/uploads/2020/01/vol4-nro10-doss02.pdf> Acesso em: 05 jul. 2022.
DA COSTA, Antonio Roberto Faustino; DE SOUSA, Cidoval Morais; MAZOCCO, Fabricio José. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 9, n. 18, 2010.
FREIRE, Paulo, Extensão e comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
HERNANDO, Manuel Calvo. Divulgación y periodismo científico: entre la claridad y la exactitud. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2003.
LEWENSTEIN, Bruce V. Models of Public Communication of Science & Technology. Public Understanding of Science, p.288-293, 2003.
LOPES, Reinaldo José. Há cem anos, gripe espanhola matou mais de 50 milhões e deixou enigmas. Folha de S. Paulo, 08 de janeiro de 2018. Disponível em https://m.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/01/1948677-ha-cem-anos-gripe-espanhola-matou-mais-de-50-milhoes-e-deixou-enigmas.shtml. Acesso em 06 de março de 2022.
MANSO, Bruno Lara de Castro. A Comunicação Pública da Ciência à luz da ciência aberta: repensando o cidadão como sujeito informacional. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB), João Pessoa, 2015.
MARTÍN-BARBERO; Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
RIBEIRO, Regiane; QUADROS, Claudia Irene; MELO, Patricia Goedert; KOHLS, Chirlei. Participação, cidadania e ciência: a experiência Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. In: Anais do 30° Encontro Anual da Compós, 2021, São Paulo. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos-2021/trabalhos/participacao--cidadania-e-ciencia--a-experiencia-agencia-escola-de-comunicacao-publica-da-ufpr>. Acesso em: 2 set. 2021.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.
SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, v.2, n. 1, 2005. Disponível em: <https://bit.ly/3kGkdsE>. Acesso em: 30 ago. 2021.
TARGINO, Maria das Graças; TORRES, Názia Holanda. Comunicação Científica Além da Ciência. Revista Ação Midiática, n. 7, Curitiba, 2014.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular; 2005.
UNESCO. Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. 2022. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949 Acesso em 14 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-10-09 (2)
- 2024-04-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudia Irene Quadros, Chirlei Diana Kohls, Bruno Caron Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).