Para fazer e ensinar jornalismo científico

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.496

Palavras-chave:

Formação. Agência Escola UFPR. Comunicação Pública. Divulgação científica. Extensão.

Resumo

Discutimos uma proposta para fazer e ensinar o jornalismo científico a partir da experiência da AE - Agência Escola UFPR, criada em 2018 para dialogar com o público sobre ciência para além dos muros da Universidade. Neste artigo, o foco está na formação de bolsistas que participaram de um curso sobre jornalismo científico com profissionais do mercado e acadêmicos de várias instituições. Por meio da teoria e da prática, o papel do jornalismo científico é trazido para o contexto da comunicação pública da ciência. A análise de conteúdo foi adotada para estudar os resultados da pesquisa de percepção feita com os participantes e os ministrantes do curso. A colaboração e o diálogo contribuíram para o desenvolvimento dos trabalhos da AE.   

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Publicado

2024-04-05 — Atualizado em 2024-10-09

Versões

Como Citar

Para fazer e ensinar jornalismo científico. (2024). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 13(31), 36–49. https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.496 (Original work published 5º de abril de 2024)