Webjornal-laboratório
uma necessidade didática
Resumo
O trabalho discute a importância de uma abertura maior de espaço na estrutura curricular e na infra-estrutura das instituições de ensino para o desenvolvimento da formação na área de jornalismo digital, ressaltando o papel dos órgãos laboratoriais no aprofundamento da relação teoria-prática. Faz uma sistematização da experiência com o webjornal-laboratório Notícia de Ponta, desenvolvido pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa no segundo semestre de 2007, destacando os aspectos positivos do ponto de vista pedagógico, assim como aqueles em que a proposta inicial não se viabilizou. O objetivo é oferecer elementos em defesa da adoção do webjornal-laboratório como instrumento didático fundamental na qualificação profissional dos futuros jornalistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).