A construção de um modelo aberto de narrativa biográfica para estudantes de Jornalismo:

os caminhos da pesquisa- intervenção em sala de aula

Autores

  • MARCELO BOLSHAW GOMES
  • KASSANDRA MERIELLI LOPES LIMA

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é apresentar um modelo aplicado em sala de aula que
teve como propósito investigar como uma turma de estudantes de Jornalismo da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprende a fazer entrevistas. Com esse fim,
empreendemos uma pesquisa-intervenção com 40 discentes da disciplina de Sociologia da
Comunicação da UFRN aplicando o que chamamos de Modelo Aberto de Narrativas Biográficas
para o Jornalismo . A pesquisa-intervenção, através do método cartográfico, teve como
principais resultados o aperfeiçoamento do modelo e da capacidade interpretativa dos
entrevistadores. Para isso, buscamos o aporte teórico em Martín-Barbero (1997), Martinez (2008)
e Gomes (2008). Além do detalhamento do modelo, propomos também uma breve análise
descritiva a partir daquilo que foi obtido com a produção de dados.

Publicado

2018-06-22

Como Citar

BOLSHAW GOMES, M., & LOPES LIMA, K. M. (2018). A construção de um modelo aberto de narrativa biográfica para estudantes de Jornalismo:: os caminhos da pesquisa- intervenção em sala de aula. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 7(21). Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/140

Edição

Seção

Artigos