Agenda setting, o Plano X e a Mídia Ninja

como a grande mídia se defende

Authors

  • LUCIANO DE SAMPAIO SOARES

Abstract

Com as manifestações populares acontecidas em junho de 2013, o Brasil viu o surgimento de
uma iniciativa midiática descentralizada conhecida como Mídia Ninja ( Narrativas Independentes,
Jornalismo e Ação ), vinculada ao coletivo Fora do Eixo , e que foi saudade por vários – nas redes
sociais principalmente – como uma alternativa viável e saudável à mídia tradicional. Este artigo
pretende analisar – à luz da teoria do agenda setting – o processo de autodefesa dos veículos
da chamada ‘grande mídia’ em relação à alternativa apresentada pela mobilização coletiva
Ninja, na tentativa de minar a relevância da alternativa ninja e preservar, mesmo que
temporariamente, o status quo midiático no Brasil.

Published

2018-06-22

How to Cite

SOARES, L. D. S. (2018). Agenda setting, o Plano X e a Mídia Ninja: como a grande mídia se defende. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 4(14), 6. Retrieved from https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/232

Issue

Section

Artigos