Entre dados e planilhas
experiência laboratorial em jornalismo em base de dados
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v12i30.449Keywords:
Jornalismo de Dados; Jornalismo Digital; Narrativa Longform; Métodos DigitaisAbstract
This experience report reveals the production of narratives in Longform format in the Journalism and Database discipline of the Journalism course at the State University of Paraíba (UEPB), which details the stages of production of these products in digital environments with regard to collection, production, editing, format and visual treatment. For such productions, the procedures linked to Digital Methods (ROGERS, 2014) were used throughout the data processing and processing, whose available tools allowed students to experience new languages ??in Digital Journalism, configuring a process laboratory productive of digital practices. Although the subject was offered in a pandemic context, it is important to emphasize the effort made by the students to produce the longform narratives, taking advantage of the inherent potential of this type of dynamic digital product.
KEYWORDS: Data Journalism. Longform Narrative. Digital Methods. Digital Journalism.
References
BARBOSA, S. Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) - Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Tese (Doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Salva-dor, 2007. Disponível em: http://migre.me/hkrS4. Acesso em: 15 jul. 2013.
BARBOSA, S.; NORMANDE, N ; ALMEIDA, Y. Produção horizontal e narrativas verticais: no-vos padrões para as narrativas jornalísticas. In: 23º Encontro Nacional da Associação Naci-onal dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), 2014, Belém. Anais. Belém, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo
BERTOCCHI, D. Dos dados aos formatos: a construção de narrativas no jornalismo digi-tal. Curitiba: Appris, 2016.
CAIRO, A. El arte funcional: infografía y visualización. Madrid: Alamut, 2011.
CANAVILHAS, J. A reportagem paralaxe como marca de diferenciação da web. 2014. Disponível em: http://bocc.ufp.pt/pag/canavilhas-joao-2015-reportagem-paralaxe.pdf Acesso em: 4 jul. 2017.
FISCHER, M C. Longform: means more than just a lot of words. American Journa-lism Review, Disponível em: https://bityli.com/sQGIMk. , Maryland, 17 dez. 2013. Acesso em: 10 jan. 2015.
GRAY, J; BOUNEGRU, L; CHAMBERS, L; (eds). O Manual de Jornalismo de Dados. 1° edição. Sebastopol: O’ Reilly Media
JACOBSON, S; MARINO, J; GUTSCHE JR, R. The Digital animation of literary journalism. Journalism (online), 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1464884914568079 Acesso em: 7 abr. 2019.
LONGHI, R. R. O turning point da grande reportagem multimídia. In: Revista Famecos. Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 897-917, set.-dez. 2014.
LONGHI, R. R.; WINQUES, K . O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo. Brazilian Journalism Research (Online), v. 11,ed. 1°, p. 110-127, 2015.
MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: MIT, 2001.
RUE, J. The ‘Snow Fall’ Efect and Dissecting the Multimedia Longform Narrative. Multime-dia Shooter, 21 de abril 2013. Disponível em: http://multimediashooter.com/wp/2013/04/21/thesnow-fall-efect-and-dissecting-the-multimedia-longform-narrative
ROGERS, R. Digital Methods. Cambridge: MIT Press, 2014.
TRÄSEL, M. Panorama do ensino de Jornalismo Guiado por Dados no Brasil. In: 17º EN-CONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2019, Goiânia. Anais. Brasília: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2022 Adriana Alves Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).