The practice of telejournalism at TVU in Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.492Keywords:
Regional television, TVU, UFRN, Extension, TeachingAbstract
This article sought to analyze how the program Xeque Mate, from TV Universitária do Rio Grande do Norte, has contributed to the training of social communication students at UFRN, through teaching and extension activities. For this, a case study (YIN, 2015) of the trajectories of TVU and the program was carried out, in addition to interviews with the students who produced the attraction in the first half of 2022. The study also included bibliographic research. This investigation is justified by the need to understand the social practices of teaching and extension at the university, in addition to contributing to the development of knowledge on the subject. In this study, it was possible to verify that the program has been the first opportunity for many students to practice telejournalism.
References
ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. Televisão universitária do RN (TVU): contribuição para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido pela universidade. 2012. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14429>. Acesso em: 8 jul. 2022.
ANDRADE, Arnon A. M. Política e afeto na produção de identidades e instituições: a experiência potiguar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, nº 30, p. 133-138, set./dez. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8yK6gV8mtTbsjS8MZ36HHTb/?format=pdf>. Acesso em: 8 jul. 2022.
ANDRADE, Laura. Programa Xeque Mate. Entrevista concedida a disciplina Tópicos Especiais em TV do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Google Forms. 4 jul. 2022.
ANGEIRAS, Maria Clara de Azevedo. TVU, canal 11: a primeira TV Educativa do Brasil. Recife: Ed. UFPE, 2018.
CÂMARA, Ygara. Programa Xeque Mate. Entrevista concedida a disciplina Tópicos Especiais em TV do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Google Forms. 4 jul. 2022.
DANTAS, João Victor. Programa Xeque Mate. Entrevista concedida a disciplina Tópicos Especiais em TV do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Google Forms. 4 jul. 2022.
GURGEL, Geraldo dos Santos. Percursos de uma escola pioneira. In: QUEIROZ, Geraldo. et al. (Org.). Memórias: Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza. Natal: EDUFRN, 2018. Disponível em: < https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25950 >. Acesso em: 8 jul. 2022.
KNEIPP, Valquíria Aparecida Passos; ARAÚJO, Emily Gonzaga de. Reflexões da experiência Xeque Mate. In: Xeque Mate: a experiência de aprender, produzir e realizar um programa de entrevista na TV Universitária RN. Natal: EDUFRN, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47998>. Acesso em: 8 jul. 2022.
KNEIPP, Valquíria Aparecida Passos; et. al. (Orgs). Xeque Mate: a experiência de aprender, produzir e realizar um programa de entrevista na TV Universitária RN. Natal: EDUFRN, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47998>. Acesso em: 8 jul. 2022.
MEDEIROS FILHO, João. Uma escola que ensinava jornalismo. In: QUEIROZ, Geraldo. et al. (Org.). Memórias: Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza. Natal: EDUFRN, 2018. Disponível em: < https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25950 >. Acesso em: 8 jul. 2022.
MOTTA, Adauto Gouveia. Esboço histórico da pesquisa espacial no Brasil. Natal: Foco Editora, 2003.
OLIVEIRA, Lucas. Programa Xeque Mate. Entrevista concedida a disciplina Tópicos Especiais em TV do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Google Forms. 4 jul. 2022.
PEDROZA, Ciro José Peixoto. Ver + Aprender + Fazer / Canal 5: Anotações para uma história da primeira televisão do Rio Grande do Norte. In: KNEIPP, Valquíria Aparecida Passos (org.). Trajetória da televisão no Rio Grande do Norte: a fase analógica. Rio Grande do Norte: Edufrn, 2017.
SALES JÚNIOR, Francisco das C. A televisão aberta no Rio Grande do Norte: uma análise do perfil editorial da produção local. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia), Natal1, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28727>. Acesso em: 9 jul. 2022.
SOUZA, Arildo Gabriel de Lima; KNEIPP, Valquíria Aparecida Passos. A invenção da televisão potiguar: uma trajetória da TVU-RN. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 19, 2017, Fortaleza, CE. [Anais eletrônicos]. Fortaleza, CE, 2017. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/resumos/R57-0584-1.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2022.
ROSSATO, Bárbara. Programa Xeque Mate. Entrevista concedida a disciplina Tópicos Especiais em TV do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Google Forms. 4 jul. 2022.
TORRES, Ingrid. Programa Xeque Mate. Entrevista concedida a disciplina Tópicos Especiais em TV do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Google Forms. 4 jul. 2022.
TV UNIVERSITÁRIA. 2022, Natal. Histórico da TVU. Disponível em: <http://www.tvu.ufrn.br/pagina.php?a=historia>. Acesso em: 26 jun. 2022.
UFRN. UFRN aprova calendário de 2022 com retomada das aulas presenciais. Disponível em: <https://ufrn.br/imprensa/noticias/54678/ufrn-aprova-calendario-de-2022-com-retomada-das-aulas-presenciais>. Acesso em: 5 jul. 2022.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. (5Ed.). Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Published
Versions
- 2024-10-09 (2)
- 2024-04-15 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Valquíria Aparecida Passos Kneipp

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).