O impeachment de Dilma Rousseff em Veja e CartaCapital e suas relações com outros acontecimentos histórico-políticos
DOI :
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.331Mots-clés :
Impeachment Dilma Rousseff. Acontecimento. Argumentação. Revista Veja. Revista CartaCapital.Résumé
O artigo observa como as revistas Veja e CartaCapital relacionam o processo de impeachment de Dilma Rousseff com outros acontecimentos histórico-políticos, mais precisamente: o impeachment de Fernando Collor, Diretas Já e Ditadura Militar. Ao final, oberva-se que, em meio as estratégias argumentativas e temporalidades acionadas pelas revistas, ambas resgatam o passado e preveem o futuro quando tentam construir suas explicações sobre o impeachment de Dilma Rousseff e, ainda, que um mesmo acontecimento pode ter sentidos diferentes de acordo com a instância que o produz.
Références
ALSINA, M. A construção da notícia. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
AMARAL, R. Golpe e Resistência. CartaCapital, Edição 898, abril, 2016, pp. 32-33.
BARROCAL, A. E fez-se o caos. CartaCapital, Edição 917, setembro, 2016, pp. 20-26.
BARROS, M. Dilma cai no limbo. Veja, Edição 2474 (Edição Extra), abril, 2016, pp. 14-19.
BELLUZZO, L. A segunda morte das Diretas Já. CartaCapital, Edição 898, abril 2016, pp. 38-39.
BORRAT, H. El periodico, actor político. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1989.
BOSI, A. Mergulho nas trevas. CartaCapital, Edição 898, abril, 2016, pp. 36-37.
BRETON, P. A argumentação na comunicação. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
BURG, J. Os olhares de Veja e Carta Capital sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Bibliote-conomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
CARTA, M. A inteligência impotente. CartaCapital, Edição 917, setembro 2016, pp. 16-19.
CARTA, M. Bem pior que 64. CartaCapital, Edição 898, abril, 2016, pp. 16-17.
CARTA, M; BEIRÃO, N. Do fora Temer ao Diretas Já. CartaCapital, Edição 917, setembro 2016, pp. 36-38.
CARTACAPITAL. São Paulo: Editora Confiança. Edição 898, ano 22, 27 abr. 2016, 66p.
CARTACAPITAL. São Paulo: Editora Confiança. Edição 917, ano 22, 7 set. 2016, 66p.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015.
FRANÇA, V. O acontecimento para além do acontecimento: uma ferramenta heurística. In:
FRANÇA, Vera; OLIVEIRA, Luciana de (Orgs). Acontecimento: reverberações. Belo Hori-zonte: Autêntica Editora, 2012, pp. 39-51.
GAMA, R. Brava gente brasileira. Veja, Edição 2474 (Edição Extra), abril, 2016, pp. 40-47.
MELO, V. Abordagens das revistas Veja e CartaCapital sobre o processo de im-peachment da presidenta Dilma Rousseff. 2019. 218f. Dissertação (Mestrado), Facul-dade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
PEREIRA, D; BRONZATTO, T. O Pecado Original. Veja, Edição 2494, setembro, 2016. pp. 48-53.
PEREIRA, D; SAKATE, M. Acabou a lua de mel. Veja, Edição 2494, setembro, 2016, pp. 58-61.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
QUÉRÉ, L. A dupla vida do acontecimento: por um realismo pragmatista. In: FRANÇA, Vera; OLIVEIRA, Luciana de (Orgs). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, pp. 21-38.
_______. Entre facto e sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos: Revista de comu-nicação, cultura e educação, n. 6, 2005.
REBELO, J. Prolegómenos à narrativa mediática do acontecimento. Trajectos: Revista de comunicação, cultura e educação, n. 8-9, 2006.
VEJA. São Paulo: Editora Abril. Edição 2474 (Edição Extra), ano 49, 21 abr. 2016, 50p.
VEJA. São Paulo: Editora Abril. Edição 2494, ano 49, n. 36, 7 set. 2016, 106p.
VILLEROY, J; SOARES, V. Impeachment da presidenta Dilma: uma análise das capas das revistas Carta Capital e Veja. Revista Científica Digital - Publicidade e propaganda, Jornalismo e Turismo, Junho, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Rejane de Oliveira Pozobon, Carolina Siqueira de David 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).