O jornalismo como instrumento de resistência

Autores

  • Guilherme Gonçalves de Carvalho
  • Marcelo Engel Bronosky
  • Felipe Adam

Palavras-chave:

Jornalismo

Resumo

O professor João José Figueira, da Universidade de Coimbra, esteve no dia 11 de setembro, em Ponta Grossa (PR), para proferir aula inaugural "Jornalismo Regional: dilemas e desafios contemporâneos" relativo ao curso de mestrado e graduação em jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Após a palestra, ele conversou com Guilherme Carvalho e Marcelo Engel Bronosky sobre o cenário atual do jornalismo. Segundo ele, diante de condições tão adversas à profissão, as escolas de jornalismo devem assumir um papel protagonista em favor da qualidade por meio de projetos práticos que possam oferecer alternativas para a sociedade. Até 2006, altura em que passa a dedicar-se em exclusivo à vida académica, foi jornalista em um dos principais jornais portugueses — Diário de Notícias — ao serviço do qual recebeu vários prémios e distinções.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves de Carvalho

Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná.Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Professor de comunicação do Centro Universitário Uninter, em Curitiba-PR.

Referências

Não há.

Publicado

2019-10-10

Como Citar

Carvalho, G. G. de, Bronosky, M. E., & Adam, F. (2019). O jornalismo como instrumento de resistência. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 9(24), 185-196. Recuperado de https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/342

Edição

Seção

Entrevista