A Folkcomunicação como instrumento de pesquisa nos cursos de Comunicação Social do Nordeste.
A formação comunicacional e a influência folkcomunicacional aos estudos de Jornalismo na Universidade R. Sá, no Sertão do Piauí
Mots-clés:
FolkcomunicaçãoRésumé
Este trabalho é um estudo e uma reflexão acadêmica sobre as atividades de pesquisa universitária realizada entre docentes e discentes no curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – da URSA – Universidade R. Sá, em Picos, interior do Piauí. Procuramos mostrar, através dos postulados da teoria da Folkcomunicação como a cultura popular sertaneja é entendida, reverberada e realizada pelos sertanejos piauienses e como vem sendo entendida pela academia. É no Sertão do Piauí, área em que está localizada a universidade, onde os acadêmicos da instituição têm a oportunidade de conhecerem a Teoria e poderem, através da prática, comprovar os postulados de Luiz Beltrão e seguidores da Folkcomunicação, mostrando alternativas de objetos, objetivos, pesquisas e novas metodologias da Pesquisa em Comunicação.
Références
BERLO, David K. O Processo da Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1972.
CORNIANI, Fábio. Afinal, o que é Folkcomunicação. São Bernardo do Campo (SP): Sitio da Universidade Metodista de São Paulo. Evento da mídia Cidadão. Endereço eletrônico: www.metodista.br/midiacidada. Acessado em 25 de março de 2007.
FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Lista Eletrônica de Discussão. Disponível em: <fnpj@yahoogrupos.com.br> Acesso em 30 de janeiro de 2008.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População da cidade de Picos, Piauí. Disponível em: <www.ibge.gov.br> Acesso em 10 de janeiro de 2008.
MARQUES DE MELO, José. História do Pensamento Comunicacional. São Paulo: Paulus, 2003.
SCHMIDT, Cristina (org). Folkcomunicação na Arena Global: Avanços Teóricos e Metodológicos. São Paulo (SP): Ductor, 2006.
URSA – Universidade R. Sá. Projeto Científico Pedagógico do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da URSA. Picos: URSA, 2007.
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).