Pioneiros do Jornalismo
o nascer de um curso de graduação a partir das novas Diretrizes Curriculares Nacionais
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.467Mots-clés:
Graduação, Jornalismo, Diretrizes Curriculares NacionaisRésumé
A presente resenha discorre sobre o livro Pioneiros do Jornalismo: o primeiro curso do Brasil sob as novas DCNs. A orelha da publicação é assinada por José Marques de Melo e o prefácio por Eduardo Meditsch, dois dos oito membros que compuseram a Comissão de Especialistas nomeada pela Portaria MEC-SESU 203/2009 para reformulação das diretrizes do Jornalismo. Lançada pela Edifurb em 2019, a obra relata o processo de criação de um curso, desde a raiz, com base nas DCNs, em instituição que só oferecia até então no campo da Comunicação a formação em Publicidade. O livro celebrativo traz ainda perfil dos primeiros 12 jornalistas formados na história da Universidade Regional de Blumenau, em uma cidade que já foi pioneira da comunicação catarinense.
Références
LEONI, Márcia França; LAURINDO, Roseméri. Pioneiros do Jornalismo: o primeiro curso do Brasil sob as novas DCNs. 1ª. ed. Blumenau: Edifurb, 2019, p. 85.
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Copyright (c) 2021 James Dadam
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).