A questão curricular e pedagógica na disciplina Ética e Legislação do Jornalismo

Auteurs

  • Marcel J. Cheida

Résumé

Este artigo é uma tentativa de compreender os caminhos percorridos
pela disciplina Ética e Legislação no curso de Jornalismo, bem como
sua importância estratégica na estruturação curricular e na formação
discente. Desde que foi fundado, o curso de Jornalismo se estruturou
em cinco currículos, os quais se fundamentavam em três projetos
pedagógicos. Os dois últimos definiram com maior sustentação
teórica e pedagógica as estruturas curriculares, nas quais a disciplina
encontrou melhores condições para reunir elementos críticos
adequados às exigências das mudanças políticas e culturais da
sociedade brasileira. A trajetória da disciplina é analisada neste
trabalho, com o objetivo de esclarecer e sistematizar a construção
dos temas relativos à Ética, Ética do Jornalismo, Deontologia e
Legislação da Imprensa. Nessa trajetória também se encontra o
amadurecimento dos métodos didático-pedagógicos aplicados, bem
com sua articulação com o projeto pedagógico do curso.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2007-12-26

Comment citer

Cheida, M. J. (2007). A questão curricular e pedagógica na disciplina Ética e Legislação do Jornalismo. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(1), 102–122. Consulté à l’adresse https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/8

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência