Jornalismo e Gênero no JORUFSC
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i32.1216Palavras-chave:
Jornalismo, Gênero, Diversidades, Ensino, Direitos humanosResumo
Refletir sobre Jornalismo e Direitos Humanos implica, entre outras coisas, pensar sobre a formação dos jornalistas. No Brasil, até 2018, unicamente duas graduações em Jornalismo incluíam em seus projetos pedagógicos disciplinas com o intuito de debater gênero e diversidades: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este artigo aborda a experiência de Jornalismo e Gênero do Curso de Jornalismo da UFSC, oferecida desde 2016 como optativa, na grade obrigatória desde 2020. O estudo de caso aplica a análise documental e entrevistas a estudantes e docentes vinculados à disciplina, evidenciando que, para garantir produções jornalísticas comprometidas com a mudança social, é fundamental discutir gênero e diversidades nas graduações.
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