Influências norte-americanas no ensino de jornalismo no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.410Mots-clés :
Jornalismo, Ensino de jornalismo, Jornalismo Brasileiro, Influências norte-americanasRésumé
O presente texto é uma resenha do livro “Gênese do ensino de Jornalismo no Brasil” do professor de jornalismo Paulo da Rocha Dias (UFMT). Publicada pela editora Letras Contemporâneas, a obra analisa a história das primeiras iniciativas visando a profissionalização da categoria por meio de um curso superior e analisa as influências estrangeiras no currículo básico nacional, sobretudo as de origem estadunidense. Apesar de apontar para uma histórica dependência do pensamento norte-americano, o autor defende que não é tarde para o desenvolvimento de uma escola originalmente brasileira.
Références
DIAS, Paulo da Rocha. Gênese do ensino de jornalismo no Brasil: influências norte-americanas (1908-1958). Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2018.
MARQUES DE MELO, José. História de Jornalismo: itinerário crítico, mosaico contextual. São Paulo: Paulus, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Aparecido, Cristóvão 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).