Formação em Jornalismo e questões de Gênero: Práticas de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Curitiba e Ponta Grossa/PR
Palavras-chave:
Estudos de gênero. Diretrizes Curriculares. Ensino de Jornalismo. Pesquisa. Extensão.Resumo
A partir de pesquisa realizada junto aos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR sobre o tratamento das questões de gênero na formação profissional, o artigo discute a temática de gênero sob a luz das Novas Diretrizes Curriculares de 2013, que norteiam os projetos pedagógicos das instituições. Um retrato das práticas de ensino, pesquisa e extensão, resultante de questionários aplicados a coordenadores(as) e professores(as) de cursos de sete instituições (Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Grupo Educacional OPET, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Faculdades Secal), é apresentado para debater a importância do tema na formação em Jornalismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).