O ensino de fotografia nos documentos educacionais de jornalismo através da análise arqueológica do discurso

Autores

  • Agda Aquino UEPB/UFPB
  • Erenildo João Carlos

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.393

Palavras-chave:

fotografia, fotojornalismo, ensino, diretrizes, Foucault, arqueologia, discurso

Resumo

Este trabalho traz uma exemplificação do uso da ferramenta da Árvore de Derivação Arqueológica como forma de sistematizar visualmente o percurso trilhado pelo pesquisador que caminha pela Análise Arqueológica do Discurso (Foucault, 2005). Essa estratégia metodológica também colabora com a visualização dos feixes de relações entre os discursos analisados, fortalecendo a possibilidade de uso dessa metodologia para os estudos no campo da comunicação e do jornalismo. A exemplificação é feita com base nos documentos que compõe a pesquisa de doutorado em andamento que visa elucidar o status discursivo do ensino de fotografia nos cursos de jornalismo no Brasil.

Biografia do Autor

Erenildo João Carlos

Doutor em Educação e professor do Departamento de Fundamentação da Educação (UFPB/campus I), do Centro de Educação, João Pessoa/PB

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Aquino, A., & João Carlos, E. (2021). O ensino de fotografia nos documentos educacionais de jornalismo através da análise arqueológica do discurso . Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(27), 19-35. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.393

Edição

Seção

Artigos