Desafios do ensino e da prática de Jornalismo
proposta de discussão
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.421Palavras-chave:
Convergência. Deontologia. Ensino. Jornalismo. Unesp.Resumo
Este artigo tem como objetivo levantar pontos de discussão sobre o cenário atual da prática e do ensino de Jornalismo, para tanto, são propostos oito temas, são eles: i) convergência, tecnologias e audiência ativa; ii) crise dos modelos publicitários da imprensa noticiosa; iii) crise da profissão; iv) perfil multitarefas e multifunções; v) a convergência e o fim das linguagens especializadas; vi) mudanças nas diretrizes curriculares; vii) a internet e o deserto de notícias e viii) notícias falsas, descredibilidade e literacia midiática. Tais pontos, apresentados de maneira resumida neste artigo a partir de relatórios, pesquisas e importantes obras da área, foram utilizados em sala de aula a fim de suscitar debates entre os alunos do segundo ano do curso de Jornalismo da Unesp/Bauru, na disciplina de Deontologia do Jornalismo. As discussões propostas não se findam neste artigo, pelo contrário, têm como intuito provocar discussões e atualizações sobre o cenário experimentado pelos profissionais e estudantes.
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