Desafios do ensino e da prática de Jornalismo

proposta de discussão

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.421

Palavras-chave:

Convergência. Deontologia. Ensino. Jornalismo. Unesp.

Resumo

Este artigo tem como objetivo levantar pontos de discussão sobre o cenário atual da prática e do ensino de  Jornalismo, para tanto, são propostos oito temas, são eles: i) convergência, tecnologias e audiência ativa; ii) crise dos modelos publicitários da imprensa noticiosa; iii) crise da profissão; iv) perfil multitarefas e multifunções; v) a convergência e o fim das linguagens especializadas; vi) mudanças nas diretrizes curriculares; vii) a internet e o deserto de notícias e viii) notícias falsas, descredibilidade e literacia midiática. Tais pontos, apresentados de maneira resumida neste artigo a partir de relatórios, pesquisas e importantes obras da área, foram utilizados em sala de aula a fim de suscitar debates entre os alunos do segundo ano do curso de Jornalismo da Unesp/Bauru, na disciplina de Deontologia do Jornalismo. As discussões propostas não se findam neste artigo, pelo contrário, têm como intuito provocar discussões e atualizações sobre o cenário experimentado pelos profissionais e estudantes.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, ba-charelado, e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 11 dez. 2020.

_____________. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Jornalismo. Relatório da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf>. Aces-so em: 20 nov. 2020.

CAROLYN, Wilson. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

CAMARGO, Aline Cristina. Usos e apropriações de tecnologias digitais para a participação político-cidadã: perspectivas das juventudes brasileiras. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, da Universidade Estadual Pau-lista Unesp, 2020. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192739>. Acesso em: 19 nov. 2020

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Ed. Aleph, 2008.

_________________; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão: criando valor e signifi-cado por meio da mídia propagável. Aleph, 2015.

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do Jornalismo: o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto: Porto Editora, 2004.

LEVINSON, Paul. New new media. Boston: Allyn & Bacon, 2009.

________________. Digital McLuhan: A guide to the information millennium. Routledge, 2003.

MAGNONI, Antonio Francisco; Camargo, Aline. Jornalismo, educação superior e práticas profissionais: a formação de jovens jornalistas no contexto das novas tecnologias e rela-ções de trabalho. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 8 n. 22, p.40-57, jan/jun. 2018.

OFCOM. Ofcom’s Strategies and Priorities for the promotion of Media Literacy - A sta-tement. Office of Communications: London, 2004. Disponível em:

<https://www.ofcom.org.uk/ data/assets/pdf_file/0017/50723/medialit.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2020.

PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa; CARVALHO, Rafiza Luziani Varão Ribeiro; BARCELLOS, Zanei (Org.). Práticas e tensionamentos contemporâneos no ensino de jornalismo. Bra-sília: Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2018. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/34602>. Acesso em: 17 mar. 2021.

SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones: elementos para una teoría de la comunicación digi-tal interactiva. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.

SILVA, Frederico Augusto Barbosa; ZIVIANI, Paula; GHEZZI, Daniela Ribas. As tecnologias digitais e seus usos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Brasília/Rio de Ja-neiro: IPEA, 2019. Disponível em:

<http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9293/1/TD_2470.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2020.

TYNER, Kathleen. Literacy in a digital world. Mahwa: Lawrence Erlbaum, 1998.

Publicado

2021-03-21

Como Citar

Desafios do ensino e da prática de Jornalismo: proposta de discussão . (2021). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 10(27), 151-163. https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.421

Edição

Seção

Relato de Experiência