Desafios do ensino e da prática de Jornalismo
proposta de discussão
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.421Palabras clave:
Convergência. Deontologia. Ensino. Jornalismo. Unesp.Resumen
Este artículo tiene como objetivo plantear puntos de discusión sobre el escenario actual de la práctica y la enseñanza del Periodismo, para ello, se proponen ocho temas, que son: i) convergencia, tecnologías y audiencia activa; ii) crisis en los modelos publicitarios de la prensa informativa; iii) crisis de la profesión; iv) perfil multitarea y multifunción; v) la convergencia y el fin de los lenguajes especializados; vi) cambios en las pautas curriculares; vii) Internet y el desierto de las noticias, y viii) noticias falsas, incredulidad y alfabetización mediática. Dichos puntos, resumidos en este artículo a partir de informes, investigaciones y trabajos importantes en el área, fueron utilizados en el aula para suscitar debates entre los estudiantes de segundo año de la carrera de Periodismo de la Unesp / Bauru, en la disciplina de Deontología del periodismo. Las discusiones propuestas no terminan en este artículo, por el contrario, tienen como objetivo provocar discusiones y actualizaciones sobre el escenario vivido por profesionales y estudiantes.
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, ba-charelado, e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/educacao-quilombola-/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 11 dez. 2020.
_____________. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Jornalismo. Relatório da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf>. Aces-so em: 20 nov. 2020.
CAROLYN, Wilson. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.
CAMARGO, Aline Cristina. Usos e apropriações de tecnologias digitais para a participação político-cidadã: perspectivas das juventudes brasileiras. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, da Universidade Estadual Pau-lista Unesp, 2020. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192739>. Acesso em: 19 nov. 2020
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Ed. Aleph, 2008.
_________________; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão: criando valor e signifi-cado por meio da mídia propagável. Aleph, 2015.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do Jornalismo: o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto: Porto Editora, 2004.
LEVINSON, Paul. New new media. Boston: Allyn & Bacon, 2009.
________________. Digital McLuhan: A guide to the information millennium. Routledge, 2003.
MAGNONI, Antonio Francisco; Camargo, Aline. Jornalismo, educação superior e práticas profissionais: a formação de jovens jornalistas no contexto das novas tecnologias e rela-ções de trabalho. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 8 n. 22, p.40-57, jan/jun. 2018.
OFCOM. Ofcom’s Strategies and Priorities for the promotion of Media Literacy - A sta-tement. Office of Communications: London, 2004. Disponível em:
<https://www.ofcom.org.uk/ data/assets/pdf_file/0017/50723/medialit.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2020.
PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa; CARVALHO, Rafiza Luziani Varão Ribeiro; BARCELLOS, Zanei (Org.). Práticas e tensionamentos contemporâneos no ensino de jornalismo. Bra-sília: Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2018. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/34602>. Acesso em: 17 mar. 2021.
SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones: elementos para una teoría de la comunicación digi-tal interactiva. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.
SILVA, Frederico Augusto Barbosa; ZIVIANI, Paula; GHEZZI, Daniela Ribas. As tecnologias digitais e seus usos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Brasília/Rio de Ja-neiro: IPEA, 2019. Disponível em:
<http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9293/1/TD_2470.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2020.
TYNER, Kathleen. Literacy in a digital world. Mahwa: Lawrence Erlbaum, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Aline Camargo, Antonio Francisco Magnoni

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).