Podcast Fala Calango
experienciando o fazer jornalístico na pandemia do coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.429Palavras-chave:
Podcast. Pandemia. Experiência. Jornalismo. Ensino Remoto.Resumo
Reflete sobre a aprendizagem do jornalismo durante a pandemia da Covid-19. O podcast Fala Calango é o resultado de uma experiência de ensino remoto que as instituições de ensino tiveram de adotar. Foram duas temporadas até o momento, com uma média de 5 episódios por temporada. Os alunos se inscreveram no projeto e toda a produção foi realizada de modo virtual: da pauta à gravação. O podcast está nas principais plataformas de streaming e nas redes sociais. Apresentamos, assim, um caminho de construção conjunta de professores, estudantes e técnicos para aprender/ensinar a partir das novas condições postas. Observamos um diferencial de relacionamento alunos-professores-técnicos, numa produção coletiva, com engajamento da docência e protagonismo dos alunos.
Referências
ALVES, João; PRATA, Nair; PESSOA, Sônia Caldas. Podcast: modos narrativos que apontam tensões entre a liberdade de criar, de escutar e de monetizar In: RADDATZ, Vera Lucia Spacil [et al.] (orgs). Rádio no Brasil: 100 anos de história em (re) construção. Ijuí: Ed. Unijuí, 2020. [PDF]. Disponível em: https://www.editoraunijui.com.br/produto/2257.
FERRARETTO, L. A. Rádio - Teoria e Prática. São Paulo: Summus Editorial, 2014.
FERRAZ, Nivaldo; GAMBARO, Daniel. Podcast e radiojornalismo: uma aproximação entre a mídia formal e as novas experiências de produção e escuta. Novos Olhares, Vol.9 n.1, jan-jun/2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/166393. Acesso em 5 de dezembro de 2020.
FIALHO, Beatriz. A hora e a vez do podcast. Revista Cásper. Edição 20. Disponível em: https://revistacasper.casperlibero.edu.br/edicao-20/a-hora-e-a-vez-do-podcast/. Acesso em 03 de novembro de 2020.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la Accion Comunicativa, Tomo I, Madrid, Taurus Ediciones, 1999.
KISCHINHEVSKY, M. Podcasting como suporte para experiências imersivas de radiojornalismo narrativo. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 15., 2017. São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ECA/USP, nov. 2017
LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. Podcasts contribuem com desenvolvimento do jornalismo nacional. Jornal da USP, 18/11/2019. Disponível em https://jornal.usp.br/radio-usp/colunistas/podcasts-contribuem-com-desenvolvimento-do-jornalismo-nacional/. Acesso em 20 de outubro de 2020.
LÓPEZ -VIGIL, J. I. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2003.
LOPES, Leo. Podcast - Guia Básico. Rio de Janeiro: Marsupial, 2015.
NEUBERGER, R. S. A. O rádio na era da convergência das mídias. 1. ed. Cruz das Almas: Editora da UFRB, 2012. v. 1. 164p.
O CONSUMO DE PODCASTS NA PANDEMIA E OUTRAS NOVIDADES. Blog Negócios SC, 10/08/2020. Disponível em: https://negociossc.com.br/blog/o-consumo-de-podcasts-na-pandemia-e-outras-ovidades/#:~:text=O%20consumo%20de%20podcast%20na,acordo%20com%20a%20mesma%20fonte. Acesso em 10 de outubro de 2020.
PAULO, Nádia. Convergência Multimedia e os Conteúdos Móveis da Rádio. Tese (Mestrado em Comunicação Social) - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa. Portugal, 2013.
PRATA, Nair. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008. Natal, RN. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-3652-2.pdf. Acesso em 05 de novembro de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marluce Zacariotti, Valquíria Guimarães, Idglan Maia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).