Ensino de Jornalismo

reformas curriculares, novas configurações e atuação de egressos da UFPB

Autores

  • Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho UFPB
  • Vitória Vasconcelos UFPB

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.464

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo; Diretrizes Curriculares; Curso de jornalismo UFPB; Atuação profissional dos egressos.

Resumo

Vinte e sete de setembro de 2013, o Ministério da Educação institui novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo. Esta pesquisa apresenta uma perspectiva diacrônica das mudanças curriculares ocorridas no curso de graduação em jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assim como a percepção dos egressos formados após as duas últimas reformas (2011 e 2016) sobre a nova oferta curricular. Para tanto, foram submetidos questionários a 38 egressos, realizadas entrevistas com seis coordenadores, além de pesquisa documental. Os resultados mostram que o Curso busca adaptar-se ao novo cenário comunicacional e que 65,8% egressos participantes atuaram na área de Social Media Management

Biografia do Autor

Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho, UFPB

Doutora em Cultura e Sociedade e professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e no Curso de Graduação em Jornalismo da UFPB

Vitória Vasconcelos, UFPB

Graduada em Jornalismo pela UFPB

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Nóbrega Piva de Carvalho, Z. ., & Vasconcelos, V. . (2021). Ensino de Jornalismo : reformas curriculares, novas configurações e atuação de egressos da UFPB. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 14-30. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.464

Edição

Seção

Dossiê