Ensino de Jornalismo

reformas curriculares, novas configurações e atuação de egressos da UFPB

Autores

  • Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho UFPB
  • Vitória Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.464

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo; Diretrizes Curriculares; Curso de jornalismo UFPB; Atuação profissional dos egressos.

Resumo

Vinte e sete de setembro de 2013, o Ministério da Educação institui novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo. Esta pesquisa apresenta uma perspectiva diacrônica das mudanças curriculares ocorridas no curso de graduação em jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assim como a percepção dos egressos formados após as duas últimas reformas (2011 e 2016) sobre a nova oferta curricular. Para tanto, foram submetidos questionários a 38 egressos, realizadas entrevistas com seis coordenadores, além de pesquisa documental. Os resultados mostram que o Curso busca adaptar-se ao novo cenário comunicacional e que 65,8% egressos participantes atuaram na área de Social Media Management

Biografia do Autor

Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho, UFPB

Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e no Curso e Graduação em Jornalismo. Graduada em Jornalismo (UFPB), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e doutora em Cultura e Sociedade (UFBA). Coordenadora do Mestrado em Jornalismo Profissional (PPJ/UFPB). Áreas de pesquisa: Jornalismo em Ambientes Multicódigos, Turismo, Cultura e Festejos Populares. Membro da SBPJOR e da Intercom. Membro do Conselho Editorial da Revista Latino-Americana de Jornalismo. Últimas publicações: O Maior São João do Mundo: multifaces de uma grande festa brasilieira (2019); Cooperativa de Jornalistas: um estudo sobre a Jorgraf - Maceió, AL (2018); Memória, Telejornalismo e Banco de Dados: lugares de narrativas da cultura (2019); e Ciberjornalismo: parâmetros para avaliação da qualidade da informação jornalística nos portais de notícias (2019). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Telejornalismo Regional.

 

Vitória Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Faz parte do grupo de pesquisa Imaginarium - Comunicação, Cultura, Imaginário e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui especialização em Produção de Conteúdo para Mídias Digitais, pela UNICORP (2020). É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2017).

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Piva de Carvalho, Z. N., & Batista Nunes de Vasconcelos, V. . (2021). Ensino de Jornalismo : reformas curriculares, novas configurações e atuação de egressos da UFPB. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 11(29), 14-30. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i29.464

Edição

Seção

Dossiê