As novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do jornalista para a cidadania
Palavras-chave:
Cidadania. Comunicação. Currículo. Ensino de Jornalismo. Jornalismo.Resumo
Este artigo analisa como os cursos de graduação em Jornalismo no Brasil têm incorporado a formação para a cidadania preconizada nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória com base nos Projetos Pedagógicos de Curso de 28 universidades públicas, identificando-se as estratégias adotadas em cada Instituição de Ensino Superior para formar jornalistas como agentes da cidadania; e isso tendo em vista as mudanças no papel do jornalista mediante seus desafios atuais, os quais transcendem a ética da profissão e colocam o acesso à informação e a comunicação como direitos sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).