The new National Curricular Guidelines and the education of the journalist for citizenship
Keywords:
Cidadania. Comunicação. Currículo. Ensino de Jornalismo. Jornalismo.Abstract
This article analyzes how Bra-
zilian undergraduate courses
in Journalism have incorpo-
rated the education for citi-
zenship advocated in the
new National Curricular
Guidelines. For this purpose,
we carried out an exploratory
research based on Pedagog-
ical Projects of 28 public uni-
versities and identified the
strategies adopted in each
Institution of Higher Educa-
tion to educate journalists as
agents of the citizenship, and
this considering the changes
of the journalist's role facing
his current challenges, which
transcend the ethics of the
profession and place access
to information and commu-
nication as social rights.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).