Experimentando a indissociabilidade na prática, em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.308Palavras-chave:
Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, Escola de Frankfurt, Pesquisa quantitativaResumo
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras é um princípio constitucional inquestionável, mas muito difícil de implementar. Na extensão, há alguns avanços, mas a integração da pesquisa com o ensino, sobretudo de graduação, ainda é um grande desafio. Este relato apresenta uma experiência de construção coletiva de um banco de dados sobre posicionamento ideológico e gosto musical, feito em sala de aula, com duas turmas de Teoria da Comunicação. Os alunos foram organizados em grupos, onde cada membro tinha uma função específica no processo de pesquisa e tinham que trabalhar, ao mesmo tempo, com outros alunos de outros grupos com a mesmo função e também com o seu próprio grupo. Ao final, foram coletadas 12700 respostas, ultrapassando todas as expectativas iniciais. Isto produziu um banco de dados consistente e ofereceu experiência mais próxima da realidade.
Referências
CARONE, Iray. Fascismo on the air: estudos frankfurtianos sobre o agitador fascista. In Revista Lua Nova, nº 55-56, São Paulo, 2002.
COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. SP: Nacional, 1975.
DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. SP: Atlas, 2011.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.
FEDERAL, SENADO; VANHONI, Ângelo. Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal, UNESCO, 2001.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015.
LYRA, Eduardo Silvio Sarmento de et alii. Guia para curricularização da extensão na UFAL. UFAL, 2016.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 3ª edição, 1969.
MICK, Jacques; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro. Florianópolis: Insular, 2013.
ORTIZ, Renato. A escola de Frankfurt e a questão da cultura. In: Revista Brasileira de Ciências sociais, v.1, nº1, São Paulo, 1986.
PEIXOTO, Luiz Antônio da Silva. Marcuse: cultura, ideologia e emancipação no capitalismo tardio. In Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, vol. 11, nº 1, pp. 156-180, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mário Messagi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).