Experimentando a indissociabilidade na prática, em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i26.308Keywords:
Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, Escola de Frankfurt, Pesquisa quantitativaAbstract
The indissociability between lecturing, research and extension in Brazilian universities is an unquestionable constitutional principle, but not so easy to do effectively. There are some advances in extension policies, but the integration of research with lecturing is still a great challenge. This report presents an experience of collective construction of a database on ideological positioning and musical taste, done in the classroom, with two classes of discipline Theory of Communication. The students were organized in groups, where each member had a specific role in the research process and had to work with other students from other groups with the same function and also with their own group. As a result, 12700 responses were collected, overcoming our initial expectations at all. This one produced a consistent database and offered experience that was closer to reality.References
CARONE, Iray. Fascismo on the air: estudos frankfurtianos sobre o agitador fascista. In Revista Lua Nova, nº 55-56, São Paulo, 2002.
COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. SP: Nacional, 1975.
DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. SP: Atlas, 2011.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.
FEDERAL, SENADO; VANHONI, Ângelo. Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal, UNESCO, 2001.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015.
LYRA, Eduardo Silvio Sarmento de et alii. Guia para curricularização da extensão na UFAL. UFAL, 2016.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 3ª edição, 1969.
MICK, Jacques; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro. Florianópolis: Insular, 2013.
ORTIZ, Renato. A escola de Frankfurt e a questão da cultura. In: Revista Brasileira de Ciências sociais, v.1, nº1, São Paulo, 1986.
PEIXOTO, Luiz Antônio da Silva. Marcuse: cultura, ideologia e emancipação no capitalismo tardio. In Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, vol. 11, nº 1, pp. 156-180, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Mário Messagi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).