Divulgação científica e popularização do conhecimento nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v13i31.490Palavras-chave:
divulgação científica, popularização científica, redes sociais, Instagram, YouTubeResumo
O projeto MíDIVulga, do @grupomidi, tem o objetivo de produzir vídeos de divulgação científica com uma linguagem adaptada às redes sociais. De agosto de 2020 até março de 2022, foram produzidos 68 vídeos, baseados em artigos científicos publicados em periódicos e livros, em duas seções, Amazônia e Humanidades. Até agosto de 2021, os vídeos possuíam um formato mais longo, de 3 a 5 minutos, e abordavam os textos de forma mais completa. Desde então, roteiro, formato e tamanho do vídeo e edição foram adaptados aos Reels, novidade do Instagram. As produções passaram a ter um minuto de duração e a serem gravados na vertical, com o roteiro abordando introdução, resultado e conclusão dos artigos. Com essa mudança, a média de visualizações por vídeo passou de 350 para mais de 2 mil.
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